Minha Uno
Menu Busca

Estudantes da Uno desenvolvem games sobre o combate a dengue

Inovação

A preocupação com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, zika vírus e chikungunya, levou os estudantes do último período do curso de Jogos Digitais da Uno a desenvolver games ligados ao combate do mosquito. Os projetos foram executados na disciplina de Desenvolvimento Multiplataforma e serviram como trabalho final do curso.

Os projetos iniciaram em abril deste ano, foram desenvolvidos no laboratório de Jogos Digitais e nos notebooks dos acadêmicos. Segundo o professor que ministrou a disciplina, José Toniazzo, a intenção era criar um jogo que fosse relevante para a comunidade. “Eles desenvolverem o jogo com base nos conhecimentos que eles tiveram ao longo de todo o curso e na disciplina, usando pra algo que tenha resultado positivo para eles e para a sociedade”, explica.

Ao todo, foram desenvolvidos três jogos. O game “Focos da Dengue”, no estilo point and click, também conhecido como apontar e clicar, foi criado pelos estudantes Djovani Orsolin e Ian Cipriani. O “Zico Zika”, de Luiz Henn, Vinícius Montemezzo e Willian Vieira, foi desenvolvido estilo plataforma 2D (como Super Mário ou Sonic). Já os estudantes Adriano Bugnotto, Eduardo Koller e Jonas Milan criaram o “Combate aos Focos”, no estilo casual puzzle.

O processo de criação dos jogos passou por diversas etapas. A partir do tema proposto pelo professor, foi realizado um processo de ideação, o brainstorming. Depois, veio a parte do game design, onde é definido um documento descritivo do processo de desenvolvimento do jogo. “Essa parte inicial é bem relevante para você delimitar o jogo. Não adianta pensar num projeto complexo se não conseguir concluir”, enfatiza Toniazzo. Após os primeiros passos, os estudantes fizeram a modelagem dos componentes, prepararam os sons, animaram os personagens e desenvolvem cenários. “Tudo isso é importado dentro de uma ferramenta, no caso eles usaram a Unity. Ali dentro você faz toda a parte da união dos recursos com a programação e a mágica acontece!”, afirma o professor.

Todos os games foram exportados para PC e também para dispositivos Android, onde serão disponibilizados na PlayStore. “É claro que não é um jogo completo, por que isso demanda mais tempo e trabalho, mas já dá pra ter uma noção da qualidade que os alunos têm e do potencial que eles desenvolveram ao longo do curso”, finaliza Toniazzo.

 

Combate aos focos

O trio de estudantes Adriano Bugnotto, Eduardo Koller e Jonas Milan criou o “Combate aos Focos”. No game, estilo casual puzzle, o jogador precisa administrar a energia e controlar o personagem principal, com o objetivo de destruir os focos da dengue e sobreviver pegando os remédios. “Ele funciona por fases, a ideia do jogo é passar a mensagem que o mosquito está ativo o ano inteiro. Por isso o jogo tem quatro fases, uma em cada estação do ano: primavera, inverno, outono e verão”, disse Adriano.

Uno

Uma das dificuldades para quem cria jogos inéditos é inovar. Segundo Jonas Milan, um dos caminhos para se diferenciar é juntar as melhores partes dos games que já existem. “Nós buscamos a mecânica e o elemento de diversos jogos. Tivemos novas ideias durante o processo de desenvolvimento e mudamos bastante”, disse.

O “Combate aos Focos”, assim com os outros dois jogos, não está finalizado: ainda são necessários alguns ajustes para liberar ao público. “Depois de finalizar vamos disponibilizar no PlayStore, vai ser gratuito para quem quiser baixar. É um jogo que não tem um viés financeiro. Fizemos para passar a mensagem da dengue e ver como funciona a criação de um game”, ressalta Eduardo.

 

Mercado de trabalho

De acordo com Toniazzo, o mercado de jogos na região oeste é recente e possui um grande potencial de crescimento. “Tanto os jogos para videogames, como os educativos e publicitários têm uma gama enorme de aplicabilidade na área. Além de poder utilizar as ferramentas para fazer modelagens e simulações de cenários. Dá até para fazer uma visitação com realidade virtual”, afirma.

Para o professor, os estudantes do curso de Jogos Digitais se desenvolvem junto com este cenário de crescimento da profissão. “Os alunos de jogos digitais já saem com um bom domínio de toda a parte conceitual, de modelagem, de desenvolvimento com os games indie (criado por uma pessoa ou pequenas equipes), que está em alta no momento”, finaliza Toniazzo.

COMPARTILHE
TAGS
Games
Desenvolvimento de jogos
Curso jogos digitais

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image