Fase regional da 20ª Maratona de Programação acontece na Unochapecó

Neste sábado (12), a Unochapecó  sediará mais uma vez a fase regional da Maratona de Programação, que está na sua 20ª edição. Estudantes de qualquer curso de graduação e pós-graduação de instituições de ensino do Sul do país que tiverem afinidade com o tema podem participar do evento, que é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A atividade irá acontecer nos laboratórios do bloco M da Unochapecó.

Nesta primeira fase, 41 cidades em todo o país receberão equipes formadas por três integrantes de uma mesma instituição. Cada uma delas nscreve as equipes nas cidades sede, de acordo com a localização geográfica. Chapecó vai receber 22 equipes, de 9 instituições, que situam-se desde o noroeste do Rio Grande do Sul até o sudoeste do Paraná, indo à leste até a metade de Santa Catarina. Em todo o país, cerca de 630 equipes, de 210 instituições diferentes participarão, totalizando 2500 pessoas envolvidas.

Durante a maratona, as equipes devem resolver o maior número possível de problemas envolvendo algoritmos. Elas terão um computador fornecido pela sede, com bloqueio de acesso à internet, com todos os programas necessários para a competição. Os participantes podem levar materiais impressos ou manuscritos para consulta. Equipamentos eletrônicos e materiais digitais não serão permitidos.

De acordo com o Juiz principal da competição em Chapecó, professor Marcelo Cezar Pinto, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), a maratona surge como uma oportunidade para os estudantes aprenderem e interagirem com pessoas de outras instituições. “É uma chance de conhecer conceitos ainda não vistos durante a formação, de praticar a programação competitiva e principalmente, de possuir um diferencial importante”, ressalta.

A classificação dos participantes na competição torna-se um destaque para quem busca uma vaga no mercado de trabalho. “Há empresas da região que já consideram o desempenho de candidatos em competições e sites de programação na hora da contratação”. Os classificados nesta fase passarão para a Final Brasileira, que acontece entre os dias 13 e 14 de Novembro na cidade de São Paulo. Nesta fase, os participantes “tem a possibilidade de contato com grandes empresas da área, como IBM, Microsoft, Google e Facebook, que estão em busca de novos talentos na competição” afirma Marcelo.

Maratona de programação
Fase regional