Hackatruck: Um legado de conhecimento e inovação para Chapecó

Inovação

O Hackatruck, projeto de inovação e tecnologia móvel que esteve estacionado na Unochapecó desde o dia 12 de setembro, se despediu da Universidade nesta sexta-feira, dia 30. Antes de ir, porém, deixou um valioso legado de conhecimento ao formar mais de 50 alunos na tecnologia Swift, uma linguagem de programação da Apple para desenvolvimento IOS. “O principal diferencial que os participantes do curso têm é o conhecimento em Swift, que não é vendido no mercado hoje e, mesmo se fosse, esses cursos são muito caros para as pessoas pagarem”, acentua a gerente de parcerias educacionais da IBM Brasil, Valéria Santana Santos, que esteve na Universidade na sexta-feira, durante a formatura das duas turmas de alunos de Chapecó.

Hackatruck unoO curso, que teve duração de três semanas, orientou e desafiou os participantes a criarem aplicativos para IOS. O grupo do egresso de Sistemas de Informação, Julio Cezar de Lara, desenvolveu um app para os pais monitorarem se os filhos estão se distanciando de sua localização. “Nosso aplicativo foi criado pela necessidade de três integrantes do grupo que são pais. Eles sentiram a falta de uma forma de monitorar as crianças quando estão em um espaço público”. Julio conta também que, primeiramente, receberam o embasamento teórico, e depois tiveram que desenvolver a ideia. “O mais legal, indiferente de continuar com o projeto ou não, é que desenvolvemos ele em quatro manhãs, o que mostra que podemos tirar um tempo na nossa rotina para realizar projetos pessoais".

Já o grupo do estudante do 8º período do curso de Ciência da Computação, Lucas Dalberto, teve que pensar em um aplicativo que trouxesse felicidade para as pessoas, então surgiu a ideia de um aplicativo de fotografias. “Ele é um pouco similar ao Instagram, mas a diferença é que as pessoas não postam fotos somente por postar, elas recebem perguntas de seus interesses e respondem com imagens. As pessoas ainda podem dar notas para as fotos postadas por outros usuários, fazendo com que o eles descubram se gostaram da foto que compartilhou”.

Estrutura

Hackatruck unoNesse contexto, a metodologia de ensino e a sala 360º, com telas nos quatro cantos do espaço, foram essenciais para o desenvolvimento dos projetos, segundo Lucas. “Em uma semana não conseguimos deixar o aplicativo pronto, mas temos a capacidade, a partir de agora, de entrar em uma empresa e desenvolver ou criar nosso próprio app do início ao fim e até publicar e ganhar dinheiro com ele”.

Além da capacitação das turmas, o Hackatruck contou com uma programação diversificada de palestras sobre tecnologia, todas gratuitas para a comunidade, e visitas abertas ao público. O projeto instalado dentro de um caminhão é desenvolvido através de uma parceria entre as principais empresas de tecnologia e inovação do país, a IBM Brasil, a Flextronics, o Instituto de Pesquisas Eldorado, em colaboração com a Apple. O laboratório itinerante vai transitar por outras 11 instituições do país no período de 10 meses. A Unochapecó foi a única universidade de Santa Catarina a receber o projeto.

Diferencial da Uno

Hackatruck unoValéria destaca que a escolha da Unochapecó se deu como forma de agradecer as parcerias da Universidade com a IBM Brasil. “Foi impressionante todos os braços que foram movidos pela Unochapecó para receber o Hackatruck, tivemos um retorno muito positivo por parte dos alunos. A adesão foi fantástica, acreditamos que atendemos as expectativas”. Ela também destaca que o número de inscritos foi superior ao número de vagas, o que mostra que a Universidade está conseguindo atender às demandas do mercado.

De acordo com um dos instrutores do Hackatruck, Tiago Pereira, os participantes se engajaram no projeto e correram atrás de conteúdos e ferramentas além do material passado. “A recepção do projeto pela Unochapecó foi ímpar. Foi montado uma estrutura na frente do caminhão onde os aluno podiam descansar e ficar acolhidos da chuva. A assessoria de imprensa também esteve sempre presente, foi uma das melhores instituições que eu já trabalhei com o projeto”.

Hackatruck uno

Inovaçao