Parceria da Uno com IBM e Apple traz Carreta Tecnológica para Chapecó

Inovação

Para contribuir na qualificação dos profissionais em tecnologia móvel na Região Oeste, a Unochapecó em parceria com a IBM Brasil vai receber, no mês de setembro, o projeto Hackatruck. O lançamento oficial da parceria foi realizado na Universidade na última quarta-feira (15/06). Em um laboratório nada convencional, o público vai ter a oportunidade de participar de uma experiência inovadora.

Uno

A carreta tecnológica tem 17 metros de comprimento e já passou por 10 universidades brasileiras. Ela trará para a Unochapecó palestras gratuitas sobre inovações e carreiras de Tecnologia da Informação. Além disso, será realizado uma capacitação na plataforma de desenvolvimento de aplicativos para smartphones e tablets da Apple. O curso presencial oferece 58 vagas. Para participar o aluno deve ser aprovado no curso de Educação a Distância (EAD). O objetivo é qualificar estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, técnicos e egressos de Tecnologia e informação, além de integrar a participação de outras áreas.

Segundo um dos organizadores, Lissandro Machado Hoffmeister,  a Universidade foi a escolhida pela IBM devido ao histórico de projetos de caráter inovador da instituição. "A Unochapecó sempre tem esse olhar tecnológico e acabou encaixando com o projeto que a IBM vem buscando. No Estado de Santa Catarina a única instituição de ensino superior que foi contemplada por esse projeto foi a Unochapecó.'', explica.

O Hackatruck foi criado pela IBM Brasil, Flex, Instituto de Pesquisas Eldorado e a Apple. O representante da IBM Brasil, Luis Flavio da Silva explica que durante o curso os estudantes serão capacitados para criarem aplicativos a partir das demandas regionais. "A ideia é ajudar o desenvolvimento da sociedade em volta da Unochapecó, os alunos fazem parte da comunidade, conhecem os problemas e o que pode ser mudado através da tecnologia", comenta. O projeto também tem apoio da Associação Pólo Tecnológico do Oeste Catarinense, o DEATEC.

Inscrições

As inscrições para participar do curso EAD, primeira etapa do projeto, abrem na segunda-feira (20/06) pelo sitedo Hackatruck. A partir do curso EAD, serão selecionadas duas turmas de 29 alunos para o curso presencial. As atividades presenciais de Swift serão realizadas entres os dias 12/09 à 30/09 quando a carreta estiver na Unochapecó.

Inovacao
Carreta