Profissão em alta

A área contábil e suas possibilidades

24/05/2021
Por: Naline Tres

Desde os primeiros momentos em que estamos na universidade, cursando as primeiras disciplinas em Ciências Contábeis, podemos compreender a importância da presença do contador nas empresas. Este, munido de informações, índices e perspectivas, consegue dar ao empreendedor mais segurança no momento da tomada de decisão. 


Mas como, na prática, o profissional contábil pode ser útil? 


Bem, podemos começar dizendo que, conforme avança na sua formação como contador, o estudante pode fazer a diferença na empresa onde atua, conciliando os aprendizados obtidos na universidade com o dia a dia empresarial. 

Isso é visivelmente percebido pela demanda cada vez maior de profissionais contábeis que os escritórios e empresas têm buscado, possibilitando novas oportunidades aos mais diversos níveis de conhecimento acerca da atividade contábil. Do aluno que está nos períodos finais ao aluno que iniciou a graduação a poucos meses, todos estão se deparando com inúmeras oportunidades para ingressar na carreira como um profissional da contabilidade.

 

 

A pandemia escancarou a necessidade por parte das empresas de processos de gestão mais eficientes, controle dos gastos e alternativas para maximizar seus resultados. Diante desse cenário, o contador, que já cumpria com seu papel de assessoramento nas empresas, passou a ser cada vez mais demandado, especialmente para observar oportunidades e auxiliar o empreendedor em alternativas para gerir melhor os seus recursos.

Além disso, apesar da pandemia ter dificultado vários negócios, novas oportunidades também foram percebidas e novas empresas foram constituídas, demandando o trabalho de profissionais contábeis, desde o momento de constituição da empresa, como também nos processos de acompanhamento no dia a dia que dizem respeito a rotinas ficais, contábeis e de departamento pessoal.

As demandas na área de consultoria empresarial também cresceram, tendo em vista a necessidade que as empresas perceberam em adequar seus processos, ao se deparar com os diferentes desafios que a pandemia trouxe. Isso faz com que os contadores especializados nas áreas de custos, auditoria, planejamento tributário, compliance, também fossem altamente demandados. 

Outra área que também vem ganhando destaque especialmente nos últimos tempos é a ESG – environmental, social and governance – que em português significa: ambiental, social e governança.  Essas três palavras dão as empresas um peso importante no que se refere a uma gestão sustentável, responsável e transparente, no sentido de preocupar-se com a sustentabilidade do negócio, proporcionando um ambiente favorável para sua atuação.

Além disso, a ESG também atua no sentido de a organização preocupar-se com o impacto social de sua atividade, atuando na geração de empregos, igualdade de gênero e raça e gerando valor para seus stakeholders de forma transperente, adotando políticas de governança que propiciem uma prestação de contas efetiva.  

 

O contador tem um papel fundamental nesse processo, pois são eles que irão auxiliar no direcionamento das organizações para caminhos sustentáveis e favoráveis para a atuação nos seus negócios. 

As diversas possibilidades de atuação do contador também foram discutidas no 1° seminário de Estudantes de Ciências Contábeis que aconteceu nos dias 17 e 18 de maio, evento promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina – CRC/SC.

O evento trouxe discussões sobre inteligência emocional, carreira, empreendedorismo e as novas oportunidades que o mercado contábil tem propiciado. Para os estudantes, o momento foi de muito aprendizado e troca de experiências, ouvindo empreendedores que têm feito a diferença na área contábil, com ideias inovadoras e acima de tudo, humanas, sempre preocupados em oferecer soluções eficazes aos seus clientes, unindo tecnologia, inovação e capital humano para gerar novas ideias no campo da contabilidade. 

Sem dúvidas um evento ímpar, que nos mostra como nossa profissão está a cada dia mais valorizada e sendo indispensável para as empresas. 

comments powered by Disqus