NEGÓCIOS AGROINDUSTRIAIS

A importância das informações contábeis para a gestão

04/10/2021
Por: Vanderlei Gollo*

O agronegócio brasileiro vive um de seus momentos de maior destaque no cenário nacional, impulsionado pelo aumento significativo nos preços das carnes e dos grãos, que representam grande fatia dos negócios do setor, bem como são matéria prima para inúmeros produtos e servem de insumos para o desenvolvimento de outras atividades – principalmente em se tratando dos grãos. No entanto, cabe destacar que não somente a alta nos preços faz com que o agronegócio se destaque, mas também o aumento contínuo da produtividade em função da inserção de novas tecnologias e melhoramento genético.

Quando se houve falar em aumento de faturamento, logo fica a impressão de que os lucros também aumentam, o que nem sempre é verdade. Contabilmente falando, entre a linha da Receita Bruta e do Resultado Líquido, há um longo caminho repleto de custos e despesas, tão importantes quanto o faturamento - ou talvez até mais – e merecem uma atenção especial do gestor para medir o desempenho da atividade (negócio).

Neste sentido, o gestor deve se cercar do máximo de informações possíveis sobre seu negócio, tanto em relação ao desenvolvimento e produtividade quanto à parte econômico-financeira. E, em se tratando de informações de caráter econômico e financeiro, a contabilidade se apresenta como um mecanismo capaz de municiar o gestor com as informações que ele necessita para gerir seu negócio de maneira que possa atingir os melhores resultados possíveis.  


Para entender melhor o efeito da informação contábil na gestão dos negócios agroindustriais, é importante destacar algumas características deste setor. Afinal, o que compreende o agronegócio? Este importante setor da economia brasileira é composto pelo desenvolvimento de três tipos de atividades: 

a) Atividade agrícola: aquela que se refere ao cultivo da terra para produção de grãos, hortaliças, frutas, etc.;
b) Atividade zootécnica: aquela voltada à criação de animais, quer seja para reprodução ou para comercialização (dos próprios animais ou derivados de sua produção); e
c) Atividade agroindustrial: que consiste na transformação/processamento dos produtos provenientes das atividades anteriores em novos produtos (industrializados).

As atividades desenvolvidas no agronegócio, principalmente as agrícolas e zootécnicas, estão entre as de maior risco, pois há aqui fatores de produção difíceis (senão impossíveis) de controlar, tais como: dependência do clima, que se apresenta como a característica mais marcante, condicionando a maioria das explorações agropecuárias, determinando épocas de plantio, colheita, espécies, etc.; a dependência das condições biológicas, que determina o ciclo produtivo na agropecuária, inclusive sua irreversibilidade, ou seja, a impossibilidade da sequência da produção, apesar dos avanços tecnológicos; dependência do clima, os maiores ricos na agropecuária devem-se a dependência dos fatores climáticos (seca, geada, granizo...), pelos ataques de pragas e flutuação de preços.

É uma característica do setor haver grande número de produtores e consumidores, produtos com pouca diferenciação entre si, entrada e saída no negócio sem grandes alterações na oferta total, fazendo com que o produtor não consiga controlar sozinho o preço de seus produtos, que são determinados pelo mercado sem levar em consideração o custo de produção. 

Apesar das particularidades deste setor e dos aspectos de difícil controle, há uma série de informações que são indispensáveis para a gestão dos negócios e que são passíveis de utilização na tomada de decisão e na avaliação do desempenho, isso vale para todos os negócios do setor, independentemente do tamanho e da atividade desenvolvida, basta organizar e utilizar as informações de modo que atendam às necessidades de cada um. 

A gestão profissional é imprescindível para todo tipo de negócio, independente do setor econômico a que pertença. Isso se aplica também ao meio rural, onde há maior carência da utilização destas informações, principalmente nos menores estabelecimentos, em que o volume de atividade e negócios é menor. Porém, não menos importante para o fortalecimento do setor e para a economia nacional.

A contabilidade fornece ao seu usuário informações de caráter econômico, financeiro e de produtividade, que se utilizadas de maneira adequada impactam positivamente nas decisões sobre os negócios. No agronegócio, principalmente em função das particularidades do setor e das atividades, a utilização destas informações se torna ainda mais importante.
De posse deste conjunto de informações, o gestor consegue analisar a rentabilidade e viabilidade dos negócios, fazer análises comparativas entre as possíveis atividades/culturas e decidir por aquelas mais rentáveis e produtivas, levando em consideração os fatores produtivos que são determinantes para o sucesso dos negócios. 

O mercado não tem forte influência somente sobre o preço de venda da produção agropecuária, mas também sobre o preço dos insumos de produção que representam os custos das atividades, de modo que estes também são de difícil controle. Porém, mesmo que muitas vezes o custo de produção fuja do controle do produtor, ou seja, não se consegue determinar o preço de compra, é fundamental conhecê-los para avaliar seu impacto sobre a rentabilidade e sempre que possível fazer ajustes nas quantidades destes insumos ou até mesmo a sua substituição para obter melhores resultados.

Um negócio que não utiliza informações contábeis para tomar suas decisões é como um barco à deriva em alto mar. Pode até ser que chegue à praia, mas não necessariamente naquela que inicialmente pretendia-se chegar, sem contar o caminho percorrido que certamente será mais longo e com maiores turbulências.
Como mencionado acima, o agronegócio passa por um momento de alta, como talvez nunca vista. No entanto, este movimento de alta não é apenas no faturamento, mas também nos custos de produção, e, em algumas atividades, estes com crescimento até maior que o faturamento, impactando negativamente no resultado.

A economia como um todo passa por um momento delicado, sendo verdade ou não, a pandemia carrega grande parte da culpa. Muitos negócios quebraram ou estão em situação delicada, assim como outros prosperaram. Este movimento pode ser visto também no agronegócio, enquanto alguns estão encerrando suas atividades em função de não serem rentáveis, veem-se outros prosperando, principalmente na produção de grãos. É difícil haver equilíbrio, pois umas atividades dependem das outras, se o momento é bom para a produção de grãos é ruim para as atividades que os utilizam como insumo de produção e o inverso também ocorre.

É indiscutível que a contabilidade sempre foi importante para a gestão também das atividades do agronegócio, porém neste momento delicado seu grau de importância é ainda maior. Os gestores do agronegócio não podem se deixar levar apenas pela ilusão do alto faturamento, precisam conhecer e trabalhar também o alto custo de produção.
Neste contexto em que uns saem de cena e outros prosperam, os que estiverem mais preparados e municiados de informações úteis para tomar suas decisões e projetar seus negócios, estarão mais propensos a figurar entre os que prosperarão. E para aqueles aspectos que são possíveis controlar, a contabilidade é uma fonte primordial de informação.
 

* Vanderlei Gollo é Mestre em Ciências Contábeis e professor do curso de graduação em Ciências Contábeis da Unochapecó.

comments powered by Disqus