Ideias Sustentáveis

Alunos do 2º período de Ciências Contábeis propõem iniciativas sustentáveis a empresas da região

05/11/2019

A sustentabilidade tem se tornado um assunto muito discutido nos últimos tempos nas empresas, escolas, universidades e sociedade em geral. Pensar em como podemos promover a sustentabilidade dentro do nosso meio social, sendo ele o trabalho, os estudos, a família é um desafio e tanto, afinal a reponsabilidade é de todos. Com o objetivo de pensar em ideias sustentáveis simples para que possam ser incluídas no dia a dia das empresas, foi o desafio dos alunos do 2º período do curso de Ciências Contábeis da Unochapecó, que realizaram uma noite de socialização de práticas sustentáveis, apresentadas aos colegas do curso, gestores, contadores e empresários da região. O objetivo foi mostrar que ideias simples, porém eficientes podem melhorar muito o ambiente de trabalho, assim como a qualidade de vida dos colaboradores.


Para a Professora Naline Tres que articulou a atividade junto a disciplina de Práticas Contábeis, o desafio foi aceito e muito bem desenvolvido pelos alunos: 

“Foi muito bacana ver o empenho dos alunos no desenvolvimento da atividade. Eles pensaram em ideias para seus próprios ambientes de trabalho, como também para diferentes empresas e setores que podem adaptá-los tranquilamente. Quanto professora, penso que é muito importante desenvolvermos esse tipo de atividade com nossos alunos, para que eles possam visualizar o ambiente corporativo não somente pelo viés econômico, que é um dos pilares da sustentabilidade, mas também pelos demais pilares, o social e o ambiental. As empresas hoje precisam ser socialmente e ambientalmente responsáveis e o contador é um profissional chave para um negócio sustentável.”  

 

Para o convidado Gilnei Scussel, Controller da empresa Nilo Tozzo Distribuidora, a atividade proporcionou importantes momentos aos acadêmicos:


“Muito gratificante participar de um momento tão especial, quando alunos em estágio inicial de vida acadêmica dão seus primeiros passos, demonstrando suas ideias arduamente arquitetadas, perante o público interno e externo. A Unochapecó mais uma vez faz sua parte, incentivando os futuros profissionais das ciências contábeis e pensar “fora da caixa”, para assim fazer a diferença na vida de todos”.  

A atividade contou com 16 apresentações em forma de pitch na qual os alunos puderam apresentar suas ideias aprender com seus colegas e profissionais convidados.  
A busca por um negócio sustentável é sempre desafiadora, e estimular os alunos a “pensar fora da caixa” por meio de iniciativas como esta ajuda muito na formação das habilidades e competências que o aluno de Ciências Contábeis precisa desenvolver durante a sua formação.


comments powered by Disqus