COVID-19 e suas implicações

Coronavírus e a oportunidade para o Lucro Real virar a bola da vez

12/05/2020
Por: Cristian Baú Dal Magro

A crise mundial ocasionada pelo novo coronavírus obriga as Empresa a se tornarem dinâmicas, flexíveis e susceptíveis a mudanças buscando alternativas para reduzir custos e se manter sustentável. Nesse sentido, migrar de regime tributário tem sido uma das formas de gestão fiscal utilizada para diminuir a carga tributária. 
Uma opção para diminuir as perdas devido à Covid-19, é mudar do regime de tributação de lucro presumido ou mesmo do simples nacional para o lucro real. A apuração pelo regime do Lucro Real tem sido bastante recomendada nesse momento de margens baixas e prováveis prejuízos, sendo também indicada pelo Professor Dr. Cristian Baú Dal Magro, sócio proprietário do GRUPO CONTAMAIS, escritório especializado neste tipo de regime.  

De acordo com Cristian Baú Dal Magro, as vantagens em adotar este regime como base de cálculo para o pagamento de tributos se aplica também as pequenas e médias empresas. A opção pelo Lucro Real pode ser utilizada por Empresas de todos os portes e segmentos, inclusive para quem está no simples nacional. A migração pode garantir uma tributação muito inferior, considerando ainda os potenciais benefícios fiscais e diversas oportunidades advindas pela crise da pandemia. Destaca ainda, que a pandemia tem gerado demandas judiciais que beneficiam apenas empresas do Lucro Real, fator que também pode ser explorado pelo contador em parceria com advogados tributaristas.  
Cristian adverte que o regime do Lucro Real, por ser mais complexo, exige uma gestão financeira e documental mais rigorosa. Adotar esse regime deve ser encarado como uma oportunidade para reorganizar a empresa, tendo em vista que os registros contábeis, geralmente, apresentam falhas informacionais pelos regimes do Lucro Presumido ou Simples Nacional. Isso ocorre porque o Lucro Real, diferente dos demais regimes tributários, leva em conta a situação real da empresa, e não o que ela presume que venha a ser, tornando justo o valor a ser pago em tributos.

Além disso, a opção pelo Lucro Real oferece uma série de vantagens, como por exemplo: 
Depreciações, amortizações e juros fazer diminuir a incidência de tributos;
São aproveitados, nesse regime, créditos de PIS e do COFINS, entre outros benefícios de ordem tributária;
É possível remunerar os sócios a títulos de juros sobre o capital próprio, o que permite reduzir a carga tributária sobre os lucros;
Caso haja prejuízos fiscais, não há tributação de IRPJ e CSLL, que por outro lado, são pagos sempre no lucro presumido e no simples nacional;
Pode optar pela apuração do lucro trimestral ou anual, acumulando prejuízos para compensar com momentos em que vier a ter lucro.

Por outro lado, embora em muitas situações a opção possa ser vantajosa, cada caso precisa ser analisado com bastante critério, sendo necessário auxílio por parte do seu contador e de um advogado tributarista. Além disso, a migração de regime precisa ser feita no início de cada ano fiscal, mediante o primeiro recolhimento do imposto de renda da pessoa jurídica, que ocorre até 30 de abril de cada ano. 

Por 
Cristian Baú Dal Magro
Doutor em Ciências Contábeis e Administração (FURB)
Professor do Departamento de Contabilidade da UNOCHAPECÓ
Sócio Diretor do Grupo Contamais Serviços Contábeis

comments powered by Disqus