Contabilidade Familiar

Organizando as contas em casa

16/08/2020
Por: Naline Tres

Quando falamos em organizar as finanças, não significa propriamente que estamos dizendo que é necessário cortar gastos ou cortar nossos hobbies e momentos de diversão, mas sim, tornar as finanças mais sustentáveis para que possamos gastar nosso dinheiro com o que realmente é importante para nós, além de constituir nossas reservas e investimentos. 
Porém tudo isso requer planejamento. Saber quanto ganhamos, quanto gastamos e onde estão alocados os nossos gastos é fundamental para que possamos nos organizar financeiramente e planejar nosso mês, nosso ano e principalmente nossos objetivos e sonhos. 
De acordo com nosso professor Cristian Baú Dal Magro, todas as famílias podem se utilizar da contabilidade para organizar o patrimônio e fazer escolhas financeiras mais assertivas.

 
A estabilidade financeira é primordial para manter a harmonia de uma família. A contabilidade tem sido um instrumento valioso para ensinar os jovens a serem adultos com consciência financeira, proporcionando uma velhice com qualidade de vida.

 
Foi com esse propósito que o curso de Ciências Contábeis da Unochapecó em parceria com o programa de inovação jovem Start Mais promoveu uma série de lives no youtube com o tema “Contabilidade Familiar” para incentivar as pessoas, principalmente os jovens de ensino médio a organizar as suas finanças pessoais junto com a família.  


As quatro lives contaram com a participação do nosso time de professores: professora Daniela Di Domenico, coordenadora do curso de Ciências Contábeis e os professores Herivelton Antônio Schuster, Cristian Baú Dal Magro e Jeancarlo Zuanazzi. Em cada uma das lives, foram abordados assuntos relacionados a como organizar os recebimentos, despesas e investimentos pessoais para organizar o patrimônio familiar. 
O Professor Jeancarlo também nos contou um pouco sobre como foi a experiência de apresentar uma das nossas lives:


Foi uma experiência muito interessante, pois foi possível trabalhar elementos de gestão das contas pessoais/familiares. Este tema, infelizmente é pouco trabalhado pelas escolas no ensino fundamental e médio, o que leva às pessoas a enfrentarem dificuldades sem uma base de educação que lhes oriente a superar estes desafios. Acredito que que as dicas e orientações repassadas podem significar uma nova etapa para aquelas pessoas que buscam um equilíbrio maior nas suas finanças pessoais.


O professor Herivelton nos contou sobre sua experiência de apresentar a live sobre investimentos: 


Quando falamos ou pensamos em investimentos, precisamos ter muito cuidado visto a gama de opções existentes no mercado. Por meio do Start Mais, foi possível ensinar e ao mesmo tempo aprender sobre as particularidades dos investimentos, sejam estes em família ou individualmente. Por fim, consegui visualizar todas as etapas de um patrimônio familiar que será cuidadosamente avaliado por todos que tiveram contato com as nossas lives (aulas).


Podemos perceber que da mesma forma que a contabilidade pode se adequar para uma pequena ou grande empresa, ela também pode e deve ser utilizada no contexto pessoal, como forma de organizar as finanças, fazendo assim com que as pessoas tenham mais controle sobre seu patrimônio. 
 

comments powered by Disqus