Administrador, Contador e Economista

Saiba mais sobre cursos que atuam na área administrativa do mercado de trabalho

01/10/2019
Por: Diogo Freitag
(Foto: Eduarda Carlesso)

A dúvida entre cursar Administração, Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas pode ser muito comum. De fato, são profissões bastante próximas, mas acima de tudo são complementares, por isso podem gerar alguma confusão em quem tem interesse e pretende se graduar em algum desses cursos.

As três profissões são abrangentes e os profissionais podem desempenhar várias tarefas dentro de uma organização - grande ou pequena. Isso traz dúvidas sobre quais são as funções que estes profissionais podem ter como responsabilidade. Considerando isso, preparamos este texto para falar um pouco a respeito do papel que cabe a cada um e em quais áreas esses profissionais podem atuar. Vamos conferir?

Qual o papel do Contador?

O contador é o profissional responsável pela gestão do patrimônio das organizações. Também exerce importantes papéis na área financeira e econômica das empresas. Sua função tem se moldado ao longo dos anos e no contexto atual a tecnologia é uma importante aliada que o profissional da contabilidade tem como auxílio nas diversas ferramentas que possibilitam análises mais assertivas. Isso melhora e qualifica as tomadas de decisões por parte dos gestores. Além da função de Contador, o profissional formado em Ciências Contábeis pode atuar como Controller, Auditor Interno ou Externo, Perito, Contador Público, Empresário Contábil, Consultor, Supervisor Fiscal ou de Tributos, Auditor da Receita Federal, ainda pode trabalhar nos departamentos de Custos, Financeiro, Contábil ou Folha de Pagamento/Gestão de Pessoas, entre outras.

Qual o papel do Economista?

Entre as diferentes funções convencionadas ao economista, destacam-se às análises dos diferentes ambientes econômicos, internos e externos da empresa, assim como estudar projetos com foco em sua viabilidade econômica e desenvolver planos estratégicos e de fortalecimento para empresas privadas e para o  setor público. São características fundamentais para um profissional de economia ser dinâmico, adaptável ao ambiente de trabalho e o mais importante: estar atento às variações mercadológicas, pois o profissional economista analisa as decisões estratégicas da empresa (microeconomia) sempre observando as possíveis variações do mercado (macroeconomia). O mercado de trabalho para os profissionais desta área também é muito amplo e diverso. Podem trabalhar em organizações públicas e privadas ou como profissionais autônomos, com assessoria econômico-financeira, prestar consultorias, como analista de investimento, ou outros.

Conheça as principais diferenças entre os cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Clique aqui e confira.

Qual o papel do Administrador?

O administrador é responsável por planejar, definir as metas e os objetivos que deverão ser alcançados, e também é o encarregado de tomar as decisões necessárias para que isso aconteça - o famoso "ser líder". Entre as tarefas sob sua responsabilidade, inclui a organização de todas as funções e resoluções para que o objetivo estabelecido seja atingido. O mercado de trabalho para profissionais desse ramo é bastante amplo: no setor público é possível trabalhar em bancos, hospitais e universidades, por exemplo. Já no setor privado, o número de oportunidades fica ainda maior com vagas em hotéis, comércio e empresas em geral, com oportunidade de empreender e ter a própria empresa.

Faça o download do eBook do curso de Administração da Unochapecó gratuitamente e saiba mais.

Qual curso fazer?

O que se pode fazer é analisar os componentes que estão presentes na grade curricular de cada curso, na Uno você encontra nos sites dos cursos. Somente assim você terá noção do que será oferecido como aprendizado e, de fato, descobrir com qual dos cursos se identifica mais e, claro, se ainda tiver dúvidas, pode procurar por orientação profissional, como o Programa de Orientação Profissional (POP). Essa análise pode se estender para o mercado de trabalho e também para saber se a profissão está em alta na região em que você vive. Após verificar essas informações, terá uma boa base para escolher o que mais se encaixa com seus objetivos, habilidades e gostos.

Profissionais da área de Contábeis, Economia e Administração são importantes para que organizações e empresas consigam funcionar da melhor maneira possível e é exatamente por isso que o número de oportunidades no mercado de trabalho aumenta cada vez mais.

E você, ficou com alguma dúvida ou curiosidade sobre os cursos da área administrativa?

Comenta aqui que a gente ajuda você a esclarecer :)