Ciências Contábeis da Uno é “Muito Bom” de acordo com o GE

Comprometimento com a formação de profissionais qualificados, é uma característica do curso de Ciências Contábeis da Unochapecó, que no mês de setembro recebeu quatro estrelas do Guia do Estudante. A revista, especializada em vestibulares e cursos de graduação classificou o curso como “Muito Bom”. Os melhores cursos do país são avaliados com cinco estrelas e a avaliação levou em conta vários aspectos dos cursos.

Com 41 anos de atividade, o curso busca formar profissionais qualificados, que possam contribuir com o desenvolvimento regional e a evolução das organizações. Para a coordenadora do curso, professora Franciele Pastre, “a conquista das quatro estrelas é o reflexo desta longa jornada, que contou com a participação de muitas pessoas”. Além disso, a avaliação atribuída pelo Guia do Estudante concede um lugar de destaque para o curso, e serve de referência aos estudantes interessados em ingressar na universidade.

O curso segue com a frequente preocupação em garantir aos estudantes um nível elevado de qualidade de ensino, em sintonia com as necessidades do seu campo de atuação. “Historicamente, o curso de Ciências Contábeis tem recebido boas avaliações externas, tanto de organismos oficiais quanto dos organismos independentes. Reconhecimento de um trabalho sério e compartilhado a várias mãos”, relata Franciele.

Estrutura

Implantado em 1974, já se formaram cerca de 2.220 contadores no curso da Uno. Atualmente são 330 acadêmicos matriculados. A coordenadora ressalta, que “a preocupação constante é oferecer um curso, cujo projeto pedagógico contemple as vocações regionais, sem descuidar do atendimento das necessidades organizacionais no contexto global."

A Contabilidade como a linguagem dos negócios está mundialmente integrada, assim tratada no curso da Unochapecó. O atendimento é realizado com estratégias de ensino-aprendizagem, que condizem com a expectativa dos estudantes, colaborando nos processos de construção do conhecimento. A busca pela melhoria também tem sido uma estratégia contínua no Curso. Por meio de qualificação docente, avanços no Projeto Pedagógico do Curso, reestruturação da execução do Estágio Supervisionado para aproximá-lo mais da realidade profissional.

Avaliação

O Guia do Estudante, realizado desde 2006, é organizado por consultores com conhecimento na área da graduação. São avaliados com cinco estrelas os cursos que atingem o conceito “excelente”, com quatro estrelas aqueles considerados como “muito bom” e com três estrelas os cursos na categoria “bom”. Ainda na avaliação estão as opções “regular”, “prefiro não opinar” e “ruim”.

Para fazer parte da avaliação feita pelo Guia do Estudante da Editora Abril, o curso deve ser presencial, ter titulação de bacharelado ou de licenciatura e bacharelado e possuir turma formada há, pelo menos, um ano. Além disso, deve ter uma ou mais turmas em andamento e, ainda, ofertar vagas no próximo processo seletivo da universidade.

Muito bom
Guia do estudante