Conceitos e aplicações Contábeis são conhecidos na prática

Os estudantes do oitavo período do curso de Ciências Contábeis da Unochapecó, realizaram uma visita ao setor de Tecnologia da Informação (T.I), da unidade matriz da Aurora Alimentos Chapecó. O objetivo da visita foi trocar experiências e conhecer as vivências que o profissional contábil enfrenta ao ingressar no mercado profissional.

Os 58 acadêmicos foram recebidos pelo gerente responsável da T.I da empresa, Claudio Cotini, e acompanhados pelo professor responsável da disciplina de Sistemas de Informações Contábeis, Arley Cesar Castagnera que também é o Coordenador Contábil na empresa visitada. Com essa visita os estudantes observaram de perto algumas das atividades desenvolvidas pelos profissionais de T.I de uma empresa de grande porte para atender as necessidades da sua imensa gama de usuários, sejam internos ou externos.

O professor ressalta que essas visitas a campo proporcionam uma ligação entre a teoria repassada em aula e a prática do cotidiano nas empresas, aproximando-os dos conceitos e aplicações, a exemplo do projeto Sistema Público de Escrituração Digital da Receita Federal do Brasil (SPED). “Hoje em dia, mais do que nunca, o profissional contábil é indispensável. A evolução da era digital e principalmente as obrigações acessórias criadas nos últimos anos, reforça que toda empresa, seja pequena ou de grande porte, obrigatoriamente precisa ter um responsável contábil para acompanhar todos os fatos e atos praticados pelas empresas em geral, registrar os mesmos corretamente na contabilidade, gerar as devidas demonstrações financeiras e assina-las”, complementa Castagnera.

Profissão
prática