Estudantes do 6º e 8º período de Ciências Contábeis visitam a Aurora

Profissão

Ter a experiência de como atua a área contábil de uma grande empresa é fundamental para a vida acadêmica e profissional dos futuros contadores. Pensando nisso, o curso de Ciências Contábeis da Unochapecó realizou visitas à empresa Aurora. No dia 24 de abril foi a vez de 20 estudantes do 8º período do curso conhecer a empresa, acompanhados do professor Arley Cesar Castagnera. Já no dia 10 de maio, acompanhados do professor Omeri Dedonatto, 25 acadêmicos do 6º período visitaram as dependências da empresa.

Na primeira visita, os estudantes conheceram a estrutura da área e também alguns dos trabalhos realizados pela área de Tecnologia da Informação (TI) da empresa, que dão suporte para mais de 3 mil usuários. O principal objetivo dos sistemas de TI  é agilizar as atividades, construir ferramentas, fornecer informações importantes para a gestão e consequentemente, a tomada de decisão por parte de seus gestores em geral. As informações foram explanadas pelo gerente responsável da área de TI da empresa, Claudio Cotini e também pelos Analistas de TI, Denilson, Simone, Odair e Rodrigo.

Para o professor Arley, que também é o Coordenador Contábil da empresa, “os acadêmicos puderem constatar na prática o que os Subsistemas Integrados de uma grande empresa podem contribuir na geração de dados e informações com confiabilidade e agilidade para a elaboração dos relatórios Contábeis”. Arley destaca que a visita abriu os horizontes dos estudantes sobre os sistemas da empresa e as atividades que ela realiza.

unoNa segunda oportunidade, o 6º período do curso conheceu  os dados da unidade, que foram explanados pela responsável pelas visitas, Gislaine Sutilli Gregorio. O estudantes entenderam, também, o processo de abate e espostejamento de suínos pela passarela. O Coordenador Contábil da empresa e professor da Unochapecó, Arley Castagnera, também apresentou o controles contábeis e gerenciais utilizados pela Aurora de forma geral.

De acordo com o professor Omeri, “esse tipo de atividade permite que os estudantes conheçam na prática os controle gerenciais estudados em sala de aula,  aplicados em uma grande empresa e como eles contribuem para a tomada de decisão por parte da gestão”. O professor relata, também, que os participantes avaliaram positivamente a visita. “Com certeza contribuiu para melhorar o entendimento dos exemplos estudados na sala de aula”, assinala.

Experiência
Contabilidade empresarial