Programação será de 3 a 10 de fevereiro

Geral

Palestras, seminários, oficinas e minicursos fazem parte da programação da primeira etapa do XI Ciclo de Estudos Docência no Ensino Superior, organizado pela Unochapecó e que ocorrerá no início de fevereiro. Serão debatidos temas da educação superior, os projetos pedagógicos dos cursos de graduação e de mestrado e ações da universidade na pesquisa e na extensão comunitária.

O ciclo é organizado pela Divisão de Apoio ao Docente da Unochapecó. Com o objetivo de ampliar a capacitação do corpo docente com temáticas atuais da aula universitária, começará em 3 de fevereiro e irá até o dia 10. As inscrições podem ser feitas até 2 de fevereiro, pelo endereço www.unochapeco.edu.br/eventos.

A palestra de abertura, sobre “Arte e inovação: síntese fundamental para o profissional do século XXI”, será ministrada pela professora Solange Medina Ketzer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Outra palestra tratará sobre o “Pensamento Crítico na Educação”. As oficinas abordarão as temáticas: “Trabalho Discente Efetivo: aspectos teórico-pedagógicos e possibilidades práticas”; “Programa de aprendizagem com foco nas habilidades dos estudantes e apoio de AVA”; “A fotografia artística na contemporaneidade”; e “Didática do Pensamento Crítico”. Dois minicursos terão a “Teoria da complexidade, auto-organização e caos” e “A Pesquisa e a Ação na Educação Básica” como assuntos de debate.

Também haverá um seminário para discutir a articulação entre o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e outro para abordar a pesquisa na Área de Ciências Exatas e Ambientais. Será enfocada, ainda, a atuação do novo Escritório de Projetos e Prestação de Serviços da Unochapecó. Além disso, haverá 42 encontros dos docentes para tratar dos projetos pedagógicos dos respectivos cursos. Na extensão da Unochapecó em São Lourenço do Oeste serão realizadas duas oficinas, sobre Currículo Lattes e Oratória Docente.