Webmail

Conheça o Inbox
e experimente uma nova maneira de gerenciar seus e-mails.

Cuidado com os e-mails falsos.

Lembre-se: a Unochapecó jamais solicitará sua senha por e-mail ou por telefone.

Design (Games | Produto | Visual) na Uno

O curso de graduação em Design da Unochapecó oferece disciplinas relacionadas às seguintes áreas: Design de Produto, Design Visual e Design de Games. Após a formação básica, os próprios estudantes determinam seus caminhos e interesses dentro do curso, podendo estudar de maneira focada em uma das áreas ou construindo uma trajetória acadêmica mais ampla e diversificada. As disciplinas são pensadas e organizadas de maneira a relacionar teorias e práticas, com intenção de formar pessoas criativas, competentes e interessadas em solucionar problemas.

Perfil do Profissional

O designer é um profissional versátil que atua em diversas áreas das indústrias criativas, arte, comunicação, cultura, produtos e serviços. Caracteriza-se como um profissional com domínio integrado entre teorias e práticas, compromissado em resolver problemas tendo em vista o atendimento das mais diversas necessidades das pessoas. Curiosidade, entusiasmo, vontade de aprender e criar são características frequentes entre os designers.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho expande-se a cada ano em virtude do desenvolvimento do setor industrial, cultural, entretenimento e serviços. Nas regiões sul e sudeste, a indústria de móveis e produtos demonstra-se muito próspera. Pode-se atuar em agências de publicidade, escritórios de criação, produtoras de imagens, produtoras de audiovisual, desenvolvedoras de aplicativos, games, revistas impressas e digitais, etc. Além disso, são frequentes e rentáveis os empreendimentos de designers que atuam no mercado digital.

  • Bacharelado
  • 3 ANOS (2440 horas)
  • NOTURNO
  • CAMPUS CHAPECÓ

TENHO INTERESSE
Pra saber mais desse curso, preencha os dados abaixo. Logo entraremos em contato.

A MELHOR ESTRUTURA DA REGIÃO

O Curso tem à disposição laboratório de Criação Visual, com iMacs e Pacote Adobe; laboratório de Prototipagem, com máquina de corte laser e impressora 3D; estúdios e laboratórios de fotografia, televisão e cinema; ateliê de Desenho, para desenvolvimento artístico e representações gráficas; oficina de games, com biblioteca de jogos, consoles de videogame, tablets e portáteis e escritório de design, espaço de práticas profissionais, bolsas e estágios.

  • Biblioteca

  • Prototipagem de produtos

  • Biblioteca Digital

  • Laboratório de Criação Visual

  • Auditório

  • Oficina de Games

  • Escritório de Design

  • Livraria Universitária

  • Ateliê de Desenho

  • Ginásio de Esportes

  • Rede de Inovação

  • Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina

  • Caminhão do 1º Museu de Ciência e Tecnologia do Oeste Catarinense

  • Construção do Parque Tecnológico Chapecó@

ACONTECE NO CURSO

MATRIZ CURRICULAR

Código: 6120050 | Requisitos: 0

Universidade e seus significados. Universidade Comunitária. A Unochapecó no contexto universitário. Reconhecimento dos espaços universitários. A construção do projeto profissional e as diretrizes curriculares. O projeto pedagógico dos Cursos de Graduação em Design - Bacharelado. A profissão de designer. Possibilidades e espaços de inserção profissional. Introdução à Extensão Universitária.Noções introdutórias sobre design: conceitos, áreas de atuação e suas amplitudes. Etimologia de definições no campo do design. Campos de atuação profissional em design. Relevância social, econômica e cultural do design. Referenciais históricos. Conhecimentos introdutórios sobre a atuação ético-legal dos designers e sua organização político-profissional.

Código: 6120051 | Requisitos: 0

Conceituação. Bloqueios mentais, perceptivos, emocionais, culturais e ambientais, intelectuais e de expressão. Desbloqueadores. Técnicas de geração, sistematização e avaliação de ideias.

Código: 6120052 | Requisitos: 0

Métodos, técnicas e materiais de desenho manual no papel. Fundamentação para o desenho de observação de objetos e figura humana. Expressividade em desenho. Relações de proporção e equilíbrio, composição, luz e sombra.

Código: 6120055 | Requisitos: 0

Elementos da linguagem visual. Criatividade em design. Estudos de composição plástica com ênfase na forma e sua leitura voltada à área de design. Fundamentos e teoria da cor (cor pigmento; cor luz; propriedades físicas da cor; percepção das cores; psicodinâmica da cor; aspectos culturais da cor e sua aplicação no campo do design.). Exercitação de composições plásticas com ênfase na nos aspectos cromáticos.

Código: 6120059 | Requisitos: 0

Conceito de Arte e seu vínculo com a cultura material. Principais movimentos artísticos da humanidade. A manifestação da arte e sua influência na comunicação mercadológica. Movimentos artísticos atuais. Fundamentos históricos do pensamento estético. Evolução e crítica estética. Estudo da expressão artística e da cultura material desde a pré-história até a atualidade. Início da Teoria do Design. Estética do design e da comunicação visual. Fundamentos históricos do design como prática profissional. Especializações contemporâneas na área do design.

Código: 6120058 | Requisitos: 0

Princípios da gestão de projetos no campo do Design. Administração de recursos humanos. Gestão de processos criativos.

Código: 6120061 | Requisitos: 0

Introdução ao estudo e prática dos métodos de projeto no campo do design. A consolidação histórica, teórico/prática e mercadológica do método projetual como relevante contribuinte nos diferentes ramos do design. Relações e diferenças entre método de projeto em design e método de pesquisa científica. Propostas metodológicas de diferentes autores da área do design. Processo de design como desenvolvimento embasado metódico-racional. Criatividade, criticidade, emoção, subjetividade e autonomia no processo de design. Princípios da gestão de projetos no campo do Design. Entendimento e gestão de processos criativos.

Código: 6120062 | Requisitos: 0

Expressividade em desenho manual e percepção das cores. Fundamentação para o desenho de observação de objetos, figura humana e ambientes externos. Desenvolvimento da percepção visual por meio do desenho de observação. Relações de proporção e equilíbrio, e composição. Estudo da luz e sombra. Introdução aos elementos e uso da perspectiva. Apresentação de diferentes técnicas e materiais.

Código: 6120063 | Requisitos: 0

Princípios de funcionamento e de operação da tecnologia de desenho digital. Manipulação de fotografias digitais com uso de computador e softwares especializados. Desenho e preparo de imagens digitais para diferentes meios de comunicação. Ferramentas de ilustração digital. Fotomontagem. Ilustração vetorial e bitmap.

Código: 6120064 | Requisitos: 0

Conceitos básicos de geometria. Projeção ortogonal. Perspectivas. Convenções e normas para desenho técnico. Introdução ao desenho técnico bidimensional à mão livre. Planificação de sólidos e utilização de escala. Figuras geométricas, polígonos e circunferências. Utilização de prancha de apresentação.

Código: 6120065 | Requisitos: 0

Indústria gráfica e sistemas industriais de impressão. Máquinas planas e rotativas. Etapas de produção e reprodução. Traço, retícula e meio-tom. Fotogravura, fotolito e CTP. A matriz de entrada em máquina e seus elementos. Sistemas de cores: monocromia, policromia e especiais. Gigantografia. Pré-impressão. Materiais e superfícies para impressão e característica e utilização dos papéis. Acabamentos gráficos. Orçamentos e acompanhamento gráfico. Artefinalização de arquivos digitais.

Código: 80250284 | Requisitos: 0

Produção de textos (orais e escritos), leitura e análise linguística de textos em diferentes gêneros. Coesão e coerência textual. Aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos.

Código: 6120103 | Requisitos: 5

Projeto gráfico. Princípios de diagramação para livros e revistas. Adequação a diferentes formatos e mídias. A evolução da técnica e da linguagem tipográfica. Componentes tipográficos, classificação morfológica dos tipos e medidas tipográficas. Composição tipográfica.

Código: 6120104 | Requisitos: 7

História do design de embalagens. Conceitos básicos e tipos de embalagens. Conhecimento dos materiais de embalagem. Fatores ambientais relacionados com a embalagem. Planejamento e criação de Embalagens. Práticas e aplicações.

Código: 6120105 | Requisitos: 0

Materiais necessários na construção acabamento de produtos. Segurança de trabalho relacionado às especificidades dos materiais. Características, propriedades e aplicações, em projetos de design de produto, de polímeros, cerâmicas, metais, materiais naturais compósitos. Materiais sustentáveis e ecológicamente corretos.

Código: 6120106 | Requisitos: 1

Introdução teórica e prática aos processos de fabricação Digital (CAD/CAM) em design. Revisão do estado da arte, contextualizando as tecnologias de fabrico digital mais relevantes para o projeto de produto em design e os seus princípios subjacentes. Representação de produtos por meio do sistema CAD. Modelagem virtual e a teoria da prototipagem aplicada ao projeto de design. Tecnologias de auxílio ao projeto de produto.

Código: 70830305 | Requisitos: 0

O Conhecimento e seus níveis. A ciência como base da formação profissional. Universidade como espaço de apropriação, produção e difusão de conhecimentos. Organização pessoal, métodos e técnicas de estudo. A pesquisa bibliográfica e a escrita científica. Normas da ABNT. Elaboração e apresentação de trabalhos técnico-didáticos e acadêmicos. Improbidade acadêmica (plágio).

Código: 6120107 | Requisitos: 0

História da fotografia. Princípios da fotografia digital (em preto e branco e em cores). Técnicas de registro e de produção fotográfica. Composição visual em fotografia. Equipamentos (funções, usos e custos). Variáveis e critérios para avaliação e execução de fotografias.

Código: 6120108 | Requisitos: 0

Arte Sequencial. História e evolução da animação. Tipos e Técnicas de animação. Criação e desenvolvimento de personagem. Processos: traço, storyboard; dublagem e sincronização labial; sonorização; colorização; efeitos especiais. Animação 2D e 3D.

Código: 6120109 | Requisitos: 5

Componentes de um sistema de identidade visual. Fundamentos do design de identidade visual. Identidade visual como fator para gestão da marca e da imagem corporativa. Logotipo, símbolo, assinatura visual e aplicações. Procedimentos metodológicos e requisitos para design de sistema de identidade visual.

Código: 6120110 | Requisitos: 4

Características históricas do mobiliário. Função e tipos de mobiliários. Ergonomia aplicada ao desenvolvimento de mobiliário. Conhecimento das características e propriedades dos materiais possíveis para o projeto de mobiliário. Construção de uma metodologia específica para projetos de mobiliários (a partir da análise e reflexão de diversos autores). Representação gráfica manual e digital do mobiliário. Diferentes níveis de modelagem e prototipação. Elaboração de manual de montagem.

Código: 6120111 | Requisitos: 1

Modelagem virtual e a teoria da prototipagem rápida aplicada ao projeto de design. Tecnologias de auxílio ao projeto de produto.

Código: 6120112 | Requisitos: 1

Sensibilização para os elementos básicos da representação tridimensional. Experimentações plásticas e técnicas para criação e/ou reprodução de modelos tridimensionais em diversos materiais.

Código: 6120085 | Requisitos: 0

Conceitos e princípios de ergonomia. Antropometria e biomecânica. Usabilidade, metrologia e sua aplicação em projetos.

Código: 6120113 | Requisitos: 0

Interação humano-máquina. Mecanismos de percepção, raciocínio, tomada de decisões, emoção e demais fatores humanos no trabalho. Princípios de organização da informação e navegação para avaliação e design de interfaces humano-máquina. Critérios de usabilidade de interfaces humano-computador. Adequação ergonômica para projetos de design.

Código: 6120088 | Requisitos: 0

Administração de marketing. Análise das oportunidades de mercado. Planejamento dos programas de marketing relativamente a produto/serviço.

Código: 6120114 | Requisitos: 5

Interação homem-computador. Hipertexto. Arquitetura da informação. Princípios de organização e navegação para websites e outras interfaces. Ergodesign e carga de trabalho mental. Recursos multimídia. Testes de usabilidade.

Código: 6120115 | Requisitos: 7

Função e tipos de utensílios. Ergonomia aplicada ao desenvolvimento de utensílios. Conhecimento das características e propriedades dos materiais possíveis para o projeto de utensílios. Construção de uma metodologia específica para projetos de utensílios (a partir da análise e reflexão de diversos autores). Representação gráfico manual e digital de utensílios. Diferentes níveis de modelagem e prototipação.

Código: 6120116 | Requisitos: 0

Código: 6120117 | Requisitos: 0

Teoria geral dos signos. Signo, Símbolo, Índice. Signo, Semiótica americana e semiótica francesa. Análise semiótica. Semiótica aplicada ao Design.

Código: 60200304 | Requisitos: 0

Código: 6120094 | Requisitos: 0

Aspectos fundamentais da gestão. Princípios da gestão no campo do design. Gestão de projetos. Gestão de escritórios de design. Gestão de planejamento de produtos industriais.

Código: 7020233 | Requisitos: 0

A sociedade, o sujeito social. Cultura, ética e política. Transformações históricas e científicas: das formas de humanização/desumanização. Globalização. Direitos Humanos. Sociedades indígenas e afrodescendentes. Diversidade e Políticas Públicas Inclusivas. Educação ambiental e a relação sociedade-natureza.

Código: 6120118 | Requisitos: 5

Reflexão sobre projeto de Design Gráfico ou Design de Produto para elaboração de um pré-projeto de design aplicado a uma necessidade real, o qual servirá de tema para um estudo monográfico desenvolvido no componente curricular Design Aplicado II.

Código: 6120119 | Requisitos: 7

Arranjo físico de ambientes. Aspectos ergonômicos considerados no design de ambiente. Design gráfico aplicado em ambientes. Identidade visual de ambientes. Metodologia de design de sistemas de sinalização visual para interiores e ambientes externos. Uso e desenho de sinais e símbolos visuais para comunicação sinalética.

Código: 6120120 | Requisitos: 1

Elaboração de um projeto de design aplicado a uma necessidade real, o qual servirá de temática para um estudo monográfico, com maior Reflexão sobre projeto de Design Gráfico ou Design de Produto.

Código: 6120121 | Requisitos: 6

Realização de experiências práticas acerca da prática profissional em uma empresa ou organização/Instituição na qual o aluno desenvolva atividades inerentes ao Design Gráfico ou Produto.

Código: 7000187 | Requisitos: 0

Articulação ensino, pesquisa e extensão na formação profissional. O que é pesquisa. A pesquisa na Unochapecó, na área e no curso.

Código: 7000188 | Requisitos: 0

Função social da universidade e extensão universitária. Concepções de extensão universitária. A extensão na Unochapecó, na área e no curso. Introdução à elaboração e implementação de projetos de extensão.

Código: 80250353 | Requisitos: 0

O processo de leitura e compreensão textual em língua inglesa. Desenvolvimento de habilidades básicas e estratégias de leitura, buscando-se a compreensão de textos e o acesso à informação em língua inglesa.

Código: 80250374 | Requisitos: 0

O processo de leitura e compreensão textual em língua espanhola. Desenvolvimento de habilidades básicas e estratégias de leitura, buscando-se a compreensão de textos e o acesso à informação em língua espanhola.

Código: 80250354 | Requisitos: 0

Cultura surda. Aprendizagem, desenvolvimento e comunicação de pessoas surdas. Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Código: 6120122 | Requisitos: 0

Princípios históricos dos quadrinhos. Formação da indústria norte-americana de quadrinhos. Quadrinhos na Europa e no Japão. História dos quadrinhos no Brasil. Quadrinhos contemporâneos.

Código: 6120123 | Requisitos: 0

História da ilustração. Experimentações práticas com desenho gráfico. Processos e técnicas de criação de imagens com o objetivo de ilustrar.

Código: 6120124 | Requisitos: 0

História e anatomia da tipografia. Composição tipográfica. Design de fontes e famílias tipográficas. Introdução à caligrafia. Construção de caracteres tipográficos. Construção de fontes.

Código: 6120125 | Requisitos: 0

História do Cinema. Gêneros e escolas cinematográficas. Linguagens do Cinema.

Código: 6120126 | Requisitos: 0

Conceito e aplicação da biônica no design de produto. Construção de uma metodologia específica para projetos de produtos tendo a biometria como referência. Representação gráfica manual e digital de produtos com referência na biometria. Modelagem e prototipação.

Código: 6120127 | Requisitos: 0

Materiais sustentáveis. Processos de desenvolvimento de produtos sustentáveis. A busca da sustentabilidade ambiental no desenvolvimento projetual de design de produtos.

Código: 6120128 | Requisitos: 0

Modelagem virtual e prototipagem rápida aplicada ao projeto de design. Aprofundamento nas tecnologias de auxílio ao projeto de produto.

Código: 6120129 | Requisitos: 0

Design de interiores, conceito, abrangências e especificidades. Linguagem técnica específica para o design de interiores. Aspectos estéticos e ergonômicos no projeto de ambiente.

COORDENAÇÃO

Rodrigo Oliveira de Oliveira

Mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos (bolsista CAPES) e Bacharel em Desenho Industrial - Programação Visual pela UFSM. Foi Game Designer Sênior e Gerente de Conteúdos na Vostu.com; coordenador de criação na GSI Online; sócio da imgnationstudios.com.br.

Coordenação Titular Coordenação Titular

COORDENAÇÃO

A UNO FAZ MAIS POR VOCÊ

CONHEÇA O
UNO PLUS+

Assista videoaulas gratuitas com professores e profissionais que são referência no mercado.

CONHEÇA A COMUNIDADE DO CONHECIMENTO

O conhecimento pulsa aqui na Unochapecó, evoca uma metamorfose sem fim. Dentro dessa universidade, que é um organismo vivo. E você vive o conhecimento que nos move. Assista e conheça mais deste universo de possibilidades.

Olá,
Ficamos felizes pelo seu interesse em conhecer a Unochapecó. Preencha os campos abaixo e logo entraremos em contato com você.

Obrigado, entraremos em contato
comments powered by Disqus