Direito: diferentes áreas de atuação

Quais as possíveis áreas desse curso? Além de advocacia, com o que posso trabalhar se me formar em Direito?

10/12/2019
Por: Eduarda Carlesso
São várias possibilidades de carreiras que podem ser seguidas (Foto: Alessandra Dias)

              Sabemos que o curso de Direito é um dos cursos de graduação que possui ampla demanda no Brasil. Muita gente sonha com essa graduação e deseja seguir essa profissão tão renomada. Você sabe quais as diferentes áreas que um profissional formado em Direito pode atuar? Advocacia, Consultoria, em cargos públicos, tais como: Juiz, Promotor de Justiça, Delegado, Procuradores Federal, Estadual, Municipal, Defensores Públicos, Técnicos do Judiciário, dentre outros; ainda, é possível seguir a carreira de docente na área jurídica, dentre outras  possibilidades. Porém, antes disso, o egresso de Direito precisa ser aprovado no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para poder advogar, bem como em muitos casos, precisa ser aprovado em concursos públicos.
            Quando chega o momento de decidir qual curso fazer e em qual instituição matricular-se, podem surgir algumas dúvidas! Mas calma, é normal, ainda mais depois de formado, afinal, todas as escolhas podem ser promissoras. O que vai realmente definir qual carreira seguir é o perfil pessoal de cada um, a dedicação ao alcance dos objetivos, baseando-se, principalmente, nos sonhos que se deseja alcançar como profissional. Vamos conferir?

 

Advocacia x Carreira Pública



             O universo jurídico é muito amplo, por isso o curso de Direito é muito almejado pelos estudantes. Cada pessoa vai poder escolher a área que mais a interessa para poder construir sua carreira profissional.
             Ao escolher seguir a área da Advocacia, você pode buscar por empregos em escritórios ou trabalhar de forma autônoma em escritórios individuais ou sociedades de advogados. A principal função desta área é representar os interesses das pessoas - físicas ou jurídicas - entre si ou perante o Estado, de acordo com a lei. Também é responsável por avaliar os casos, as provas, encaminhar processos para a justiça etc. Nessa profissão, há muitas áreas para o advogado se especializar: direito civil, ambiental, penal, trabalhista, tributário, e muitos outros. Já que há muitas opções, o profissional pode dominar determinada área e representar melhor seu cliente, por exemplo. 
           O dia a dia de um advogado também pode ser um pouco diferente. Você irá precisar gerenciar seu tempo pois terá autonomia de horários e controle de quais serão suas atividades. Um profissional da advocacia pode receber boa remuneração se administrar bem seus honorários e fazer uma boa gestão de seu escritório. Desse modo, o advogado autônomo não se submete a um teto salarial e pode escolher onde atuar.

 

Você já pensou na importância de uma pós-graduação? Confira aqui as vantagens!


 

         Já para quem deseja seguir a carreira pública, precisa ter em mente que não será um caminho fácil, mas nada é impossível. É preciso ter muita dedicação e o principal desafio será a gestão dos estudos, necessários para passar no concurso público. Seguir uma profissão em cargos públicos tem inúmeras vantagens, como a possibilidade de estabilidade profissional e financeira, por exemplo, que a atividade lhe trará.

Mas, qual cargo devo seguir? E que atividades cada um exerce? Listamos os principais e suas funções, confere aí:


1. Defensor Público: é um profissional nomeado pelo Estado para representar a população que não pode pagar por um advogado para defendê-las ou para prestar algum auxílio jurídico. Atua junto aos Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais, Tribunais Regionais do Trabalho e Tribunais Regionais Eleitorais.

2. Promotor de Justiça: é responsável principalmente por garantir o cumprimento da lei, defesa do regime democrático e proteção da sociedade e seus interesses. Ou seja, atua no combate da criminalidade e fiscalização de penas, além de garantir que os Direitos Humanos sejam respeitados. Esse profissional atua junto ao Ministério Público Federal e nos Ministérios Públicos de cada estado.

3. Juiz: é quem vai julgar os casos que envolvem pessoas, empresas e órgãos públicos (prefeituras). Trabalha vinculado ao Poder Judiciário.

4. Procurador: é a pessoa que pode representar outra, oficialmente, através de uma procuração - declaração que confere poderes a uma pessoa para agir em nome de outra. Há procuradores que atuam em municípios, no Estado e no Ministério Público, além dos procuradores da República. Atua na defesa dessas instâncias, na fiscalização de leis e tomada de decisões.

5. Desembargador: Também atua junto ao Poder Judiciário. Tem como função analisar e julgar os recursos apresentados pelos advogados e promotores de justiça contra as sentenças do juiz.

6. Delegado: Atua na Polícia Civil ou na Polícia Federal. Conduz as investigações criminais no âmbito de sua responsabilidade.

7. Professor: Atua na formação de bacharéis em Direito e no âmbito das pesquisas na área jurídica.

 

                             


     Escolha o que mais se encaixa com você. 

 

            Se você ainda tem dúvidas de qual área seguir, não tem problema. Vimos aqui que o primeiro passo para escolher a profissão ideal, de acordo com o que mais combina com você, é conhecer as diferentes áreas. Com essas informações, você pode ter uma perspectiva de como será seu futuro em cada uma dessas profissões. O mais importante para fazer uma boa escolha é ter um objetivo e optar por fazer algo que lhe faça bem quando exercer as funções da profissão. Afinal de contas, ninguém gosta de trabalhar com o que não gosta, não é mesmo? 
           Também deve ser levado em consideração a qualidade do ensino, por isso, escolha uma boa universidade para fazer uma graduação. Para isso, você pode fazer a avaliação através da nota do MEC, órgão que avalia todas as universidades do país. As notas vão de 1 a 5. Está em suas mãos escolher o melhor lugar para estudar e garantir seu futuro profissional.


Que critérios fazem com que uma universidade seja conceito 5? Saiba aqui.

 

        E aí, se identificou com alguma área do Direito? Você também pode ler mais na página do curso clicando aqui. Mas, se ainda não souber que carreira você quer seguir, não tem problema! Você tem muita coisa pra descobrir ao longo do curso que pode te ajudar nessa decisão ;)

Ficou com alguma dúvida?? Deixe nos comentários que a gente responde!

comments powered by Disqus