Professora do curso de Direito lança livro da sua tese de Doutorado.

Teoria Pós-Moderna do Direito de Família.

28/02/2019
Por: Curso de Direito

A professora do curso de Direito da Unochapecó, Silvia Ozelame Rigo Moschetta, publicou um livro da sua tese de doutorado intilulada Teoria Pós-Moderna do Direito de Família - A mediação como prática Interventivo-Participativa na Dimensão do Pluralismo Jurídico.

O lançamento oficial da obra ocorreu na última quinta-feira 27/02/2019 e contou com a presença de diversos estudantes.

De acordo com a professora: "A obra investiga o arcabouço da Modernidade e Pós-modernidade de forma paradigmática, com suas nuanças na Ciência do Direito. A Pós- modernidade jurídica, como novo paradigma, permite definir a Família como sujeito coletivo de direito, a reclamar espaço próprio nos direitos e obrigações, bem como na tutela jurídica; por isso, diante de sua complexidade, postula seu reconhecimento em outro parâmetro, em consonância com os ditames preconizados pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, já que não se vê adequadamente atendida pelo paradigma moderno. O pluralismo jurídico possibilita a família como instituição que desafia o ordenamento jurídico a recepcioná-la em sua pluralidade, pois possui juridicidade interna e externamente, pautada na afetividade como elemento integrador. A mediação familiar é o instrumento jurídico pós-moderno, participativo e inclusivo quem intervém no conflito familiar a partir da constatação que se trata de uma coletividade jurídica; considero . A mediação familiar é o instrumento jurídico pós-moderno, participativo e inclusivo quem intervém no conflito familiar a partir da constatação que se trata de uma coletividade jurídica; considera o valor jurídico da afetividade. Baseado na autodeterminação das pessoas; e, prima pela autonomia na escolha das decisões aplicáveis ao próprio conflito, que se traduzem em responsabilidades, desideratos a fundamentar uma teoria pós moderna do direito de família."