Curso de Direito realiza congresso sobre o novo CPC

No dia 18 de março deste ano, entrou o em vigor o novo Código de Processo Civil (CPC), que traz importantes mudanças nos processos jurídicos. Para estudantes e profissionais do Direito, é essencial estar atento as mudanças. Pensando nisso, o curso de Direito em parceria com o Núcleo de Extensão, realizou o Congresso Jurídico sobre o novo CPC, que aconteceu nos dias 14 e 15 de abril na Unochapecó.

uno

Na quinta-feira aconteceram quatro palestras sobre o tema, entre elas a que foi ministrada pelo professor Pedro Miranda de Oliveira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que abordou sobre o que muda na estrutura do novo Código. "O Brasil é um dos países que mais tem ações no poder judiciário, o novo código vem com a preocupação de melhorar o funcionamento poder, e além disso, é um código que olha para a segurança jurídica de um lado, mas também olha para as técnicas de aceleração e efetividade de outro”, ressalta o professor que é Diretor da Escola Superior de Magistratura de Santa Catarina.

Para a acadêmica Karine Aires que está no 4º período do curso, um momento de muito aprendizado. “Essa é uma forma de adquirir conhecimento, e também conhecer a realidade do mercado, porque na sala de aula nós temos uma base teórica e com essas palestras nós podemos observar a realidade da profissão em todo o país”, aponta a estudante.

uno

Na sexta-feira, o tema central do Congresso foram os impactos que o novo CPC pode trazer para a área jurídica. Para falar sobre o assunto o convidado foi o advogado e doutorando da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Gustavo Gonçalves Gomes. O advogado explica que, “com o novo CPC nós temos a figura de um juiz muito mais ativo, preocupado e próximo das partes do processo, ele julgará em conjunto com as partes, buscando a melhor solução para o processo”, conclui.

O congresso segue nesta sexta-feira, com inicio as 19h no Salão de Atos da Unochapecó.

Unochapecó
Cpc