Direito e OAB realizam palestra sobre ética e projeto Apadrinhamento

O lançamento do projeto “Apadrinhamento”, que objetiva promover a troca de experiências entre novos advogados e colegas mais experientes, e a realização de uma palestra sobre ética deram continuidade, na noite de terça-feira (09/08), à programação da Semana do Advogado 2016. A atividade, organizada pela Subseção de Chapecó da OAB, através de suas comissões, contou com a parceria do curso de Direito da Unochapecó.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Andrea Marocco, "comemorar o dia do Advogado, juntamente com a OAB, denota a valorização do curso de Direito pelo acesso à justiça, pelas garantias aos direitos de todos os cidadãos, pois somos conscientes da importância do advogado nesse processo".

Na apresentação do projeto, o presidente da Comissão do Advogado em Início de Carreira, Antonio Zanella Neto, avaliou que os cursos de Direito preparam para a profissão, mas não fornecem experiência. Especificou que através da atividade, prevista inicialmente em caráter experimental, haverá “uma relação de troca de experiência entre quem inicia e profissionais já experientes”. Esses profissionais, informou, atuarão como padrinhos, e já existem 40 advogados convidados a transmitir suas experiências.

Presente no evento, realizada no salão de atos da Unochapecó, o presidente da OAB Santa Catarina, Paulo Marcondes Brincas, destacou a importância do projeto como instrumento que possibilita a aproximação da Ordem dos Advogados com as universidades. Também enfatizou a relevância “para que os alunos de Direito possam avaliar, de forma mais ampla, a realidade da profissão”. Já o presidente da Subseção de Chapecó, Ortenilo Azzolini, lembrou que o advogado precisa dar a sua contribuição à sociedade. Disse que o novo projeto oportuniza aos novos advogados “a ampliação da formação, de fato e de direito, através de uma experiência que vai se construindo dia a dia”.

Ética do Advogado

Na mesma programação, que teve a participação de estudantes e da coordenadora do curso de Direito da Unochapecó, Andréa Leite Marocco, a advogada Darléa Carine Palma Mattiello proferiu palestra sobre “Ética do Advogado”. Assinalou a normatização existente, via Estatuto da Advocacia e da OAB, o Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina. Afirmou que os advogados têm que agir conforme o que é correto e justo e se enquadrarem nos preceitos da OAB, uma Ordem que dispõe de normas e princípios norteadores.

A palestrante lembrou que o Código de Ética e Disciplina, editado em 1995, passou a incorporar mudanças que entrarão em vigor no próximo dia 01 de setembro, mediante indicativos de conduta, deveres, reputação, relações com o cliente e medidas disciplinares.

palestra
Oab