Relembre: Uno e Chapecoense reforçam parceria e lançam seminário

Matéria Publicada em 17/04/2015.

Um acordo firmado nesta sexta-feira, 17, entre a Unochapecó e a Chapecoense fará com que as categorias Sub-17 e Sub-20 entrem num novo patamar. A Unochapecó está à frente de projetos para captação de recursos, estruturação das duas categorias e profissionalização de atletas com cursos superiores.

Porém, o grande objetivo é atender os requisitos para que a Chapecoense receba o Certificado de Formação de Atletas, que lhe garantirá recursos toda vez que o jogador for negociado até encerrar a carreira.

O evento contou com a presença de diretores da equipe de base e da profissional, do o presidente da Chapecoense, Sandro Pallaoro, de professores da Unochapecó, do Vice-reitor de Administração, professor Antônio Zanin, e do Vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Cláudio Jacoski. A Unochapecó disponibiliza através desta parceria, 20 bolsas de estudo para os jogadores das duas categorias. “Estamos formando jogadores, mas caso não sigam na carreira, formaremos também profissionais que no futuro poderão trabalhar para a sociedade e para a própria Chapecoense”, disse o presidente Sandro pallaoro.

uno

A universidade também desenvolve um projeto de captação de recursos para as categorias de base. Assim poderá estruturar a Chapecoense para que ela busque junto à Confederação Brasileira de Futebol o Certificado De formadora de Atletas. O valor que o Verdão receberá é de 5% de cada negociação, seja nacional ou internacional. Para o Vice-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Cláudio Jacoski, a Unochapecó sempre esteve ao lado da Chapecoense, lembrando do título de 2011 quando a instituição estava na camisa do time profissional. Hoje trabalha para o futuro do clube. “Não é fácil receber este certificado. Mas a Unochapecó tem pessoas qualificadas que contribuirão para garantir esta receita para Chapecoense no futuro”, disse.

A instituição também colocará à disposição a estrutura física e de profissionais para as categorias de base, e atuará em outra área para buscar recursos para que a base da Chapecoense se desenvolva. O resgate histórico da Chapecoense, iniciado ainda em 2011 terá prosseguimento. “Queremos um clube cada vez mais forte e vamos auxiliar para que isso ocorra”, disse Jacoski.  “A Unochapecó sempre esteve com a Chapecoense, nos bons e maus momentos, por isso estamos extremamente felizes com essa nova parceria”, finalizou o presidente Sandro Palloro.

Seminário de Direito Desportivo

Paralelo ao evento, a Unochapecó através do curso e do mestrado em Direito, em parceria com a Chapecoense, lançou o primeiro Seminário de Direito Desportivo do Oeste de Santa Catarina.

uno

O seminário que acontece de 23 a 25 de abril na universidade, vai debater as implicações jurídicas do futebol enquanto manifestação cultural. O evento é destinado a estudantes e professores da área do direito e educação física.

Além de palestras e debates, o seminário também vai oferecer seis minicursos, que vão abordar os mais diferentes temas, como o doping nas competições, contratos desportivos e aspectos jurídicos do marketing esportivo.

De acordo com coordenador do mestrado em direito da Unochapecó, Marcelo Markus Teixeira, além de estudar e entender sobre as mais diversas áreas, o direito desportivo também merece atenção. "Um evento novo e importante para a região, por isso vamos trazer grandes nomes da área do direito desportivo do país e que atuam em clubes importantes. Vai ser grande debate, onde a perpectiva é que no próximo ano ele seja internacional, ampliando as discussões", explica Marcelo.

esporte
Chapecoense