Uma década de EaD na Unochapecó

Estudar em casa, no conforto do sofá e com horário flexível. Estas são as facilidades que os cursos de Educação a Distância (EaD) proporcionam. A Universidade oferece cursos nesta modalidade desde 2006 com a implantação da Unochapecó Virtual, Coordenação de Educação a Distância, que tem como finalidade conceber políticas e coordenar ações de ensino e aprendizagem autônoma e cooperativa nas áreas de educação.

Desde a sua implantação, a Unovirtual ofertou 29 cursos de extensão na modalidade a distância, onde 2.851 estudantes foram certificados. Para ter acesso as aulas, basta acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), também conhecido como Moodle, onde as aulas ocorrem no horário de preferência do estudante. Os cursos desenvolvidos pela Unovirtual contemplam o uso de material didático e atividades disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem, que é o espaço de interação entre os estudantes e professores, além de ser referência para entrega das atividades.

Os cursos de extensão duram em torno de três meses. As aulas ocorrem pelo Moodle, onde é disponibilizado o conteúdo e as atividades, com prazo determinado para entregar. Para receber certificado o estudante precisa realizar 100% das atividades propostas, e alcançar uma média igual ou superior a 7,0 (sete). Nos cursos de graduação a metodologia das aulas é similar. Porém, as avaliações dos cursos de graduação e pós-graduação são realizadas presencialmente.

Neste ano foi implantado o curso de Biblioteconomia EaD, primeiro curso de graduação a distância da Uno, que segundo Marcela do Prado, coordenadora do Unovirtual será usado com referência para implantação de novos cursos. “A partir do desenvolvimento do curso de Biblioteconomia, a Unovirtual realizará estudos para implantação de outros cursos de graduação e pós-graduação a distância”, explica Marcela.

Entre os cursos ofertados para este semestre, estão o de Rotinas trabalhistas modulo ITeoria e prática na elaboração do TCCExcel para Office e Word e Writer para ABNT, com inscrições abertas até dia 05 de março. Os cursos de Tutoria em EaDProcessos de ensino aprendizagem e Redação Oficial seguem com inscrições até o dia 12 de março. Além destes, os cursos de Direito previdenciário e Illustrator, abrem inscrições de 7 a 19 de março. Demais informações podem ser encontradas pelo do telefone (49) 3321-8088 ou pelo e-mail unovirtual@unochapeco.edu.br.

Biblioteconomia

Em 2010 foi sancionada a lei federal que torna obrigatória a instalação de uma biblioteca em todas as instituições de ensino público e privado do país até 2020. Como o bibliotecário é o profissional capacitado para essa atividade, nos próximos anos o mercado de trabalho tende a crescer significativamente. Foi pensando nisso que a Unochapecó criou o curso de Biblioteconomia na modalidade EaD.

As aulas iniciaram no dia 13 de fevereiro, quando os estudantes ouviram a professora Elizete Vitorino, da Universidade Federal de Santa Cantarina (UFSC), que ministrou a palestra "Metodologia de ensino via educação a distância (EaD)". O curso conta com encontros presenciais uma vez por mês, onde os acadêmicos participarão de seminários, oficinas e avaliações. No espaço virtual de aprendizagem, além dos professores, o acadêmico também terá apoio dos tutores e dos técnicos da Unovirtual. O curso tem duração de 3 anos e meio e conta com diversas disciplinas que preparam o futuro bibliotecário para atuar tanto em espaços físicos como virtuais.

Confira o vídeo produzido pela Unowebtv, onde a coordenadora do curso, professora Miriam Mattos fala um pouco mais sobre o curso e sobre a profissão de Bibliotecário.

Unovirtual
Ead