Minha Uno
Menu Busca

Brincadeira de criança vira profissão de ciclista chapecoense

Esporte

Com a bicicleta as crianças começam a desenvolver uma série de benefícios, como o equilíbrio, o desenvolvimento intelectual e o convívio social. Com nove anos, o atleta da equipe de ciclismo de Chapecó, Ronaldo Martins, já era apaixonado pela “magrela”, e a imaginação de que os ciclistas que passavam em frente a sua casa nunca paravam de pedalar, fez com que o desejo de ser um deles se torna-se realidade.

Aos 32 anos, Ronaldo conta que até os 15  tentou praticar outras modalidades esportivas, como futebol, basquete e judô, mas foi somente no ciclismo que ele se identificou. “Eu sempre fui competitivo, e como a bicicleta trabalhava bastante a questão da resistência, o meu porte físico, baixinho e magrinho se adequou com o esporte”. Ele conta que devido a isso se tornou “montanheiro escalador”, um ciclista especializado em subidas.

O foco em conseguir bons resultados foi essencial para que as primeiras conquistas chegassem. “Ao começar no esporte, eu entrei no grupo da bike, me afastei das amizades que não seriam interessantes para mim. Passei a dormir cedo, me alimentar corretamente e ter responsabilidade para aliar os estudos com os treinos e competições”. E os primeiros resultados vieram. Em 2007, Ronaldo faturou uma medalha de ouro nos Jogos Abertos de São Paulo, o terceiro lugar no Sul-Brasileiro no Paraná, além de pódios no Campeonato Regional em Chapecó, Campeonato Catarinense e disputas no Rio Grande do Sul.

Acostumado com vitórias, em 2009 o atleta teve que aprender mais uma lição com o esporte, a superação. “Tive que ficar afastado do esporte por oito meses devido a um acidente, mas eu estava numa fase muito boa, não estava acostumado a perder. A pressão que os outros exercem em cima de atletas de alto rendimento é tão grande que eu olhava para a bike e ela me dava tristeza”. Depois de tentar seguir a vida longe da bicicleta, ele percebeu que realmente sentia falta da emoção do esporte. “Em 2014 eu fiz uma bateria de exames, fiz um teste físico e voltei. Sou muito grato ao  Evandro Ferronato, meu técnico desde que eu comecei no esporte, que me deu essa oportunidade”.

Com o apoio da Unochapecó, o ciclista voltou a faturar medalhas, como o primeiro lugar na Volta Internacional da Argentina em fevereiro deste ano, e iniciou os estudos no curso de Educação Física. “Eu vejo o ciclismo em ascensão em Chapecó, é um meio de trazer os jovens para uma modalidade esportiva. Como eu vivi isso, tenho projetos futuros de levar a bicicleta para as escolas, usando ela como meio de transporte e também para o esporte”, destaca. Ronaldo vai usar a formação superior para continuar no esporte, incentivando os jovens a serem atletas, não necessariamente profissionais, mas que levem os ensinamentos dele para a vida.

COMPARTILHE
TAGS
Unoolimpica
Unochapeco
esporte
Ciclismo

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image