Curso de Educação Física assiste a abertura das Olimpíadas Rio 2016

A tradicional recepção dos calouros realizada pelo curso de Educação Física da Unochapecó teve uma atração especial neste semestre. O evento foi realizado na última sexta-feira (05/08), e coincidiu com a histórica cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, sediada no Rio de Janeiro. Na ocasião, estudantes de todos os períodos do curso reuniram-se para prestigiar a cerimônia, além de dar as boas-vindas para seus calouros.

O encontro, que ocorreu no Salão de Atos da Unochapecó ficou lotado de olhos curiosos, na expectativa de observar cada detalhe do evento, que está marcado na história do Brasil e do mundo. Com pipoca e um ambiente descontraído, a confraternização teve como objetivo demonstrar para os estudantes a importância das Olimpíadas para o Brasil, não só no fortalecimento do esporte, mas também na economia e cultura.

Esses e os demais aspectos que envolvem o maior evento esportivo doprof mundo estão sendo debatidos pelo curso desde o início do ano, e renderão diversos assuntos a partir de agora. De acordo com a coordenadora do curso, professora Marizete Lemes da Silva Matiello, as Olimpíadas são uma ótima oportunidade para que os olhos de toda a sociedade volte-se para as 42 modalidades disputadas na competição.

O curso de Educação Física é composto majoritariamente por atletas, ex-atletas e pessoas apaixonadas por aprender e ensinar os potenciais da área. “Vemos nas Olimpíadas uma grande manifestação do esporte, de modo geral. Assistir ao evento, para nós, é uma forma de estabelecermos um vinculo com este grande fenômeno”, afirma Marizete.

Ela comenta ainda, que os espaços construídos para sediar os Jogos Olímpicos são muito importantes para o esporte nacional, e há possibilidade de organizações de viagens de estudo para o Rio de Janeiro após o evento. “Queremos que as Olimpíadas façam parte da formação dos nossos estudantes, e torná-los críticos e reflexivos sobre o tema”, conta.

A oportunidade de reservar um momento para refletir sobre os Jogos Olímpicos foi apreciada pelos acadêmicos do curso, que permaneceram atentos durante a cerimônia. Gustavo Oliveira, estudante do 3° período, considera que a aula, realizada através de uma atividade diferente, foi muito importante para a formação profissional. “Vimos várias culturas, etnias, personalidades, envolvidas em prol de um só objetivo, que é o esporte. Além de torcer pelo nosso país, vamos conhecer os melhores atletas do mundo e suas histórias”, afirma.

A ocasião marcou a recepção dos novos acadêmicos de Educação Física, na modalidade de bacharelado. Os estudantes conversaram sobre o curso, conheceram os professores, técnicos-administrativos e colegas de curso, e ouviram dicas para organizarem-se nos estudos e na Universidade.

Olimpíadas
esporte