Professoras buscam conhecimento nas Paralímpiadas 2016

Esporte

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 emocionaram os brasileiros, porém, a emoção e incentivo ao esporte não parou na cerimonia de encerramento das Olímpiadas. O feriado Nacional (7 de setembro), será marcado pelo início dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. São 11 dias de competição para atletas com deficiências físicas. E a Unochapecó, que é a universidade que mais apoia o esporte em Santa Catarina, não poderia ficar de fora.

A Universidade será representada nos jogos por cinco professoras do curso de Educação Física. De acordo com a professora Marizete Lemes da Silva Matiello, coordenadora do curso e uma das integrantes da equipe, “a viagem é uma oportunidade de nós enquanto docentes, nos aproximar mais dessa área, e também ampliar o debate sobre a inclusão das pessoas com deficiência no esporte, ou na Educação Física Escolar”, ressalta. Além de Marizete, as professoras Adriani Cristiani Stanga, Deizi Domingues da Rocha, Jaqueline Reni Loss e Vanessa Gertrudes Francischi, também compõem o grupo.

A Paralímpiada Rio 2016 reunirá mais de 4.000 atletas, competindo em 23 modalidades adaptadas. Essas modalidades serão estudadas pelo grupo de professoras, cada uma delas avaliará como poderá aplicar os conhecimentos obtidos, nas aulas do curso. “Nós estaremos de frente com o que há de melhor no paradesporto mundial, será uma oportunidade de conhecer equipamentos, métodos de treinamento e até mesmo, novas modalidades, que muitas vezes não chegam até nós”, explica a professora Jaqueline, que atua na área da educação especial com deficientes auditivos. O grupo viaja para o Rio de Janeiro entre os dias 7 e 11 deste mês.

Professoras
Paralímpiadas