Minha Uno
Webmail
Menu Busca

Educação Especial - Segunda Licenciatura na Unochapecó

Nas últimas três décadas, muitas mudanças têm ocorrido na área da educação especial, com a presença crescente de estudantes com deficiência nas escolas e os princípios da inclusão vigentes no direito de acesso e aprendizagem. Neste sentido, a Unochapecó busca formar educadores preparados para atuar na perspectiva da educação inclusiva, possibilitando uma compreensão crítica da sociedade e do pensamento pedagógico nas suas diferentes formas.

Perfil do Profissional

O curso busca a formação de um profissional cidadão, com autonomia intelectual, consciência ambiental, criatividade, protagonismo, criticidade, atitude investigativa, capacidade para a resolução de problemas e sensibilidade social. O profissional estará apto a trabalhar com conhecimentos nas áreas específicas da educação especial e preparado para atuar nas diferentes atividades que atualmente as Políticas Públicas, Nacionais e Estaduais definem como áreas de atuação deste profissional.

Dados Legais

Autorização: Resolução 09/CONSUN/2022

  • Licenciatura
  • DURAÇÃO: 1 ANOS (800 HORAS)
  • MODALIDADE: A DISTÂNCIA
  • Mensalidade

    R$ 249,00

  • Conheça o polo
INSCREVA-SE
TENHO INTERESSE

Início das aulas em 13 de Fevereiro de 2023.

MATRIZ CURRICULAR

EMPRESAS CONVENIADAS

O Convênio da Unochapecó é um benefício oferecido aos colaboradores e dependentes de empresas parceiras da Instituição. Ao todo, são 8 cursos de graduação oferecidos na modalidade a distância e, além da qualidade de ensino da universidade, os beneficiados também têm à disposição toda estrutura física da Unochapecó.

DÚVIDAS FREQUENTES

  • Existe diferença entre o diploma EaD e o da Graduação Presencial? Não há diferença. Os diplomas de cursos na modalidade de EaD têm a mesma validade dos diplomas dos cursos presenciais, desde que a instituição que ofereça os cursos seja devidamente credenciada junto ao MEC. Inclusive permite ingresso em cursos de pós-graduação.
  • Quando eu preciso ir até a Universidade/polo (encontros presenciais)? A cada módulo você precisa estar presente para realizar as atividades finais dos componentes, assim pode optar por:
    1) ir ao Polo 2 vezes, na 9ª semana do módulo para realizar a(s) prova(s) de primeira chamada, e na 10ª semana do módulo para apresentação de trabalhos.
    2) ir ao Polo 1 vez, na 10º semana do módulo para realizar a apresentação de trabalhos, e a(s) prova(s) de segunda chamada. Lembramos que todo início de ano é divulgado o calendário acadêmico com as datas dos encontros presenciais para facilitar a organização e deslocamento.
  • Receberei material didático do curso? Todos os cursos disponibilizam o material didático no ambiente virtual. Dessa maneira, você poderá acessar de qualquer dispositivo móvel e também imprimir o que achar conveniente.
  • É possível solicitar retorno, destrancamento de matrícula e reingresso? Sim. Estudantes de cursos superiores que desistiram ou trancaram a matrícula, ou que já possuem certificado de cursos superiores completos podem solicitar retorno, destrancamento de matrícula ou reingresso, de acordo com as datas estipuladas em Calendário Acadêmico e com a legislação pertinente.
  • Como faço para esclarecer outras dúvidas? Se você ainda não é aluno, pode entrar em contato pelo telefone/Whatsapp (49) 3321-8000 ou e-mail queroestudar@unochapeco.edu.br. Caso seja aluno, poderá tirar dúvidas pelo telefone 0800 642 4321 ou pelo e-mail unovirtual@unochapeco.edu.br.
  • Qual a maneira de ingresso? Você precisa enviar uma redação com o tema proposto no momento da inscrição. Até 72h após o envio, você receberá o resultado por e-mail.
  • Já possuo graduação. Tenho algum benefício? Após a matrícula, você poderá solicitar aproveitamento das disciplinas já cursadas, nos enviando os planos de ensino e seu histórico original.
  • Os estudantes podem ter bolsa de estudo? Por meio do Uniedu, um programa do governo de Santa Catarina, o EAD Uno oferece bolsas de estudo e pesquisa, com percentual de 25% a 100%. Para ser contemplado, o estudante precisa realizar a inscrição no processo de solicitação de bolsas, seguindo o cronograma e datas em Portaria publicada pela Unochapecó, estar cursando a primeira graduação, residir há no mínimo dois anos em Santa Catarina e comprovar carência socioeconômica. Para a bolsa de estudo, é necessário ter disponibilidade para contribuir em projetos sociais com visão educativa, vinculados a Unochapecó. Para a bolsa pesquisa, o estudante precisa ter disponibilidade para contribuir em projetos de pesquisa, vinculados a Unochapecó. No caso da bolsa Proesde, é fundamental que o acadêmico tenha disponibilidade para contribuir em projetos de intervenção orientados pela Unochapecó.
  • Qual é a estrutura do EAD? O EAD conta com uma equipe multidisciplinar e uma estrutura completa a disposição do aluno. Você pode verificar mais informações aqui.
  • O que é uma equipe multidisciplinar? A equipe multidisciplinar é responsável por auxiliar nas atividades pedagógicas, acompanhar as revisões linguísticas e técnicas, as ilustrações, as fotografias, a produção de audiovisuais, o acompanhamento das aulas e gravações, a diagramação e o suporte técnico do sistema/AVA. As atividades são trabalhadas em conjunto com os profissionais das diferentes áreas do conhecimento que possuem experiência com EaD e expertise nas áreas. Segue a composição da equipe:
    I. Design Educacional
    II. Tutor de Apoio Técnico
    III. Técnico de Rádio, TV e Cinema
    IV. Revisor de Textos
    V. Diagramador
    VI. Coordenadores dos cursos EaD
    VII. Professores representantes

ACONTECE NO CURSO

Ver mais