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Bancas de qualificação dos projetos de pesquisa

Categoria: Componentes curriculares

O Curso de Licenciatura em Educação Especial terá no dia 22 de junho as bancas de qualificação dos projetos de pesquisa, estao envolvidos nesse processo professores e estudantes, sob a coordenação do prof Josimar Vieira, professor da disciplina de Pesquisa no curso.

Os projetos de pesquisa discutem várias questões ligadas a educação especial, dentre elas estão as seguintes pesquisas:

1. Abegair Farias de Lima

Tema: Do diagnóstico aos serviços de apoios que contribuem no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes disléxicos dos anos iniciais da educação básica

Prof orientadora: Marcia de Souza Lehmkuhl

 

2. Clecir Cassol Gork

Tema: Percepções de professores sobre altas habilidades/superdotação na escola pública de educação básica

Prof Orientadora: Fabiane Vanessa Breitenbach

 

3. Edvania Pereira Almeida

Tema: Contribuições do segundo professor bilíngue no processo ensino-aprendizagem de alunos com surdez

Prof orientadora: Edite Shenem

 

4. Elizangela Weber Hillesheim e Iraci Salete Cerutti

Tema: A educação profissional e a inserção da pessoa com deficiência auditiva/surdez no mundo do trabalho

Prof orientadora: Marisa Padilha Giroletti

 

5. Ivone Terebinto Alchieri

Tema: A inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho

Prof orientador: Celso Tondin

 

6. Kelly Regina Marcon

Tema: O trabalho pedagógico do segundo professor em corregência com o professor titular em sala de aula

Prof orientadora: Edite Shenem

 

7. Marcia Diva Speorin

Tema: Impactos da inclusão de estudantes com deficiência no processo ensino-aprendizagem desenvolvido na educação básica

Prof. orientadora: Claudia Simone Fantin

 

8. Maria Ilone Moreira

Tema: Formação continuada e o contexto da educação inclusiva no município de Chapecó

Prof. orientadora: Elci Schroeder Lucachinski

 

9. Simone Gay Rodrigues

Tema: A relação de ensino e aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Prof orientadora: Marcia de Souza Lehmkuhl

 

10. Simone Nardi Bedendo

Tema: O atendimento de pessoas com diagnóstico de deficiência intelectual diante do Pacto Nacional pela Alfabetização Idade Certa

Prof orientadora: Marcia de Souza Lehmkuhl

 

As bancas iniciam as 8horas da manhã do dia 22 de junho, na sala M 105.

Relato de Experiência de Estágio Educação Especial - Moda e Design

Escrito 3 anos atrás por Aline Simoni.Categoria: Componentes curriculares

O trabalho do estágio de docência do 5º período do curso de Licenciatura em Educação Especial, realizado em 2012, teve como objetivo adaptação de conteúdos da Língua Portuguesa do 2º ano do ensino médio. Utilizamos conteúdos voltados à área de moda e design, devido ao grande interesse do aluno por almejar uma carreira profissional voltada a esta área.

Reconhecendo o interesse do aluno sobre a área de moda e design, utilizamos técnicas de motivação intrínseca para trabalharmos as tipologias de texto narrativo, dissertativo e descritivo atrelados a este ramo de atividade para obtermos um entrosamento mais satisfatório, animador e estimulante com o aluno.

Para que o aluno se sentisse a vontade durante as atividades realizadas, fizemos uma visita ao Curso de Moda e Design da universidade, UNOCHAPECÓ, para que ele interagisse mais diretamente com o conteúdo estudado, agregando informações para seu conhecimento.

Publicamos o resultado obtido do plano de intervenção em um website para visualização de todos, que pode ser acessado no endereço http://aline.wifae.com.br/apd.

Neste descrevemos as formas metodológicas trabalhadas com o aluno, além de mostrarmos sua visão, percepção e sentimentos sobre o trabalho exercido no plano de intervenção de atendimento domiciliar.

Como forma de agradecimento à dedicação exercida pelo aluno, apresentamos seus modelos de roupas por ele criado, aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Especial da UNOCHAPECÓ através de um desfile organizado pelas acadêmicas Aline Simoni, Rejane Morgestern e Terezinha Marques.

Acreditamos que a educação pode fazer a diferença e entendemos que as possibilidades de um mundo mais justo e feliz passam necessariamente pelo tipo de trabalho que for desenvolvido nas Escolas.

 

Prática de estágio realizado com alunos surdos na APADAVIX

Escrito 3 anos atrás por Prof Marisa Padilha Giroletti.Categoria: Componentes curriculares

A Discplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Pessoa Surda, oferece o referencial teorico, discute o processo de alfabetização e letramento na Língua Portuguesa pelos educandos surdos, propõe encontrar soluções e oportunizar a questão sobre como o surdo aprende o português, na prática do estágio, no contato com os surdos, no desenvolvimento de atividades aplicadas através do estágio, as quais seguem uma orientação de outros professores também da área.

O trabalho desenvolvido na APADAVIX no dia do sábado 27/04, veio favorescer esta prática no contato direto das acadêmicas com os alunos surdos.

Na avaliação geral e das acadêmicas o trabalho foi muito produtivo e compensador, a interação entre os alunos foi muito importante para avaliação das propostas e reorganização de alguns planos de intervenção para o próximo encontro dia 18/05 na mesma instituição e com os mesmos alunos.

Os objetivos foram atingidos com exito e muita dedicação.

                               Estágio

APAE realiza o Encontro regional das APAEs em São Lourenço com apoio do Curso de Licenciatura em Educação Especial

Categoria: Eventos

No dia 26 de abril de 2013, em São Lourenço do Oeste a APAE Nossa Senhora

Foram cerca de 15 APAEs que participaram do encontro, professores e estudantes do Curso de Educação Especial.

No período da manhã a palestra foi com o professor Alain Baderha Kalema, com o tema: "A espiritualidade na arte de cuidar: as emoções a serviço das relações.

A tarde a professora Alzira Candido Lopes, discutiu o tema: Estimulação Essencial.

O debate na área da educação especial se faz necessário para a formação permanente de professores e estudantes, com o objetivo de qualificar a prática docente.

                          APAE