Minha Uno
Menu Busca

Núcleo de estudos etnológicos e arqueológicos - NEEA

Implantado oficialmente em 2004 o Núcleo de Estudos Etnológicos e Arqueológicos do CEOM contou com financiamento viabilizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pela Fundação Vitae. Contudo, o interesse pelo patrimônio arqueológico vinha desde a década de 1980, dada a grande quantidade de sítios arqueológicos conhecidos no oeste catarinense e a necessidade de preservação e pesquisas que trouxessem informações sobre o passado pré-colonial dessa região.

 

O NEEA está apto para receber acervos oriundos de pesquisas de arqueologia consultiva e das desenvolvidas pelo próprio Núcleo, mantendo também ações permanentes de curadoria e extroversão desse patrimônio.

 

O acervo arqueológico e os relatórios de pesquisas desenvolvidas no oeste catarinense podem ser consultados através de visita ao CEOM ou também é possível acessar amostragens das coleções e relatórios no Banco de Dados Digital.

 

Imagem 48 ceom Imagem 49 ceomImagem 50 ceom

O acervo referente ao período pré-colonial reúne especialmente artefatos líticos, cerâmicos e ósseos que foram coletados e escavados em diferentes sítios da região do oeste catarinense e alto rio Uruguai. Os sítios da área estão localizados dentro da faixa temporal da passagem Pleistoceno-Holoceno até o Holoceno tardio, aproximadamente 11.000 até 350 anos antes do presente.

Os acervos arqueológicos reunidos pelo CEOM se caracterizam pela grande importância do ponto de vista da variabilidade e da originalidade da tecnologia lítica e cerâmica, possibilitando ampliar o entendimento dos primeiros povoamentos do Sul do Brasil e de forma mais ampla da Bacia do Prata. Dentro do contexto da pré-história do Sul do Brasil, a área do alto rio Uruguai é uma zona privilegiada, pois apresenta toda a variedade técnica regional, incluindo a debitagem laminar (tecnologia específica de produção de artefato lítico) relacionada aos antigos caçadores-coletores.

Imagem 51 ceom                   Imagem 52 ceom Imagem 53 ceom Imagem 54 ceom 

Sites relacionados

Sociedade de Arqueologia Brasileira

IPHAN - Instituto do Patromônio Histórico e Artístico Nacional

MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia

Instituto Anchietano de Pesquisa

 

 

Whatsapp Image