Capes aprova o primeiro Doutorado da região Oeste

Depois de anos de um trabalho incansável, a Unochapecó dá agora mais um passo importante no desenvolvimento da educação superior na região Oeste de Santa Catarina. O projeto do Curso de Doutorado em Ciências da Saúde, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para a Unochapecó, que conta hoje com sete cursos de mestrado, essa nova conquista representa um marco importante na consolidação da Universidade no cenário do ensino superior na sua região de abrangência e no Estado, apontando para um futuro promissor no desenvolvimento da área da saúde, a partir da formação continuada de pesquisadores, professores e profissionais da saúde.

O propósito do doutorado é formar pesquisadores com habilidades e competências para a docência e o desenvolvimento de estudos interdisciplinares. De acordo com o coordenador do curso, professor Clodoaldo Antônio De Sá, o programa de pós-graduação em Ciências da Saúde também tem como objetivo a busca por conhecimentos, práticas e tecnologias inovadoras em resposta às demandas da área da saúde, sempre com olhar para a integralidade.

Para o reitor da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski, o primeiro doutorado da universidade, reflete todo um trabalho desenvolvido pela instituição, que começa ainda na graduação e segue para os cursos de mestrado. "Nós vivemos num momento em que o conhecimento faz parte de processo de desenvolvimento da nossa região, e a obtenção de um doutorado era o faltava para a nossa comunidade e para o Oeste. Com essa conquista, a gente atinge hoje um ponto de satisfação e de reconstrução do de desenvolvimento da nossa região a partir do surgimento deste doutorado. Mais uma vez a Unochapecó cumpre com a sua missão que é o desenvolvimento regional", ressalta o reitor.

Por enquanto, a data de início das aulas ainda não foi definida. O corpo docente responsável pelo doutorado, aguarda a publicação da aprovação do curso pela Capes no Diário Oficial, para então dar início aos encaminhamentos administrativos e pedagógicos. O reitor ressalta ainda, que o curso foi constituído através do mestrado em saúde e do corpo técnico. "O diferencial para a gente ter este doutorado em saúde hoje, se dá principalmente pelo corpo técnico altamente qualificado e pela produção cientifica. Esta é uma área em franco crescimento na região e que precisa de pessoas capacitadas e doutores. Por isso, nós como Unochapecó vamos mais uma vez contribuir com esse desenvolvimento", destaca Claudio.

Linhas de pesquisa

O curso possuiu duas linhas de pesquisa. A primeira, denominada “Formação e Trabalho em Saúde”, busca desenvolver pesquisas interdisciplinares acerca dos processos de formação e trabalho em saúde. Estuda questões epistemológicas e fomenta a produção de tecnologias e inovações para a atenção à saúde. A segunda linha, “Saúde e Ambiente”, está voltada ao desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada, de caráter interdisciplinar, sobre as relações entre saúde e ambiente. Estuda temáticas pertinentes ao território, vulnerabilidade e riscos em saúde, processo de envelhecimento humano e promoção da saúde.

Pesquisas científicas
pesquisa