Enfermagem da Uno comemora 15 anos de história

Motivada em ajudar as vítimas da guerra da Criméia, em 1854, Florence Nightingale, mobilizou voluntárias e prestou primeiros socorros para os feridos. Inspirados em seu exemplo, quem decide cursar Enfermagem tem como princípio fundamental a vontade de fazer o bem e a dedicação para cuidar do outro. Pioneiro na formação dos profissionais na região Oeste de Santa Catarina, o curso de Enfermagem da Unochapecó completa 15 anos de fundação em 2016.

“Quando começamos o curso, no ano de 2000, para o nosso grupo foi uma coisa muito nova. Era diferente trabalhar num curso de Enfermagem, que tinha uma outra exigência na área da saúde da época, pois a profissão lida diretamente com o corpo do ser humano e a pessoa de forma integral”, relata uma das professoras fundadoras do curso, Maria Elisabeth Kleba da Silva.

unoPor ser o primeiro curso de Enfermagem em Chapecó, a professora lembra que a inserção dos estudantes nos locais de serviço da saúde foi um dos principais desafios. “Temos que colocar os estudantes nos espaços dos serviços para aprender com a realidade, com o cotidiano do cuidado, seja no hospital, na unidade de saúde ou na comunidade”. Maria explica nesta ida à campo é responsabilidade do professor qualquer coisa que venha a ocorrer com os estudantes e pacientes. “O professor acompanha o estudante e já relembra os conteúdos teóricos, anotando situações que precisam ser retomadas em sala de aula ou em laboratório”.

Hoje, 15 anos após da implementação do curso, a professora avalia que ele está consolidado no município e região, pelos profissionais qualificados que saem da Universidade e pela relação e parceria com os serviços de saúde. “Esta é uma diferença do nosso curso, que foi um dos primeiros na área da saúde, entrando nos serviços e melhorando a sua concepção. Isso mostra uma confiança no nosso trabalho”, avalia.

Prescrição de sucesso

Ao longo de sua história, curso já formou 396 enfermeiros. No ano passado, conquistou 4 estrelas em uma avaliação realizada pelo Guia do Estudante. Com 118 estudantes matriculados atualmente, o curso realizou, na última terça-feira (12/07) uma socialização de todas as fases, para comemorar o aniversário de fundação do curso.

A atividade, que ocorreu durante a manhã e tarde na sede da Asser, iniciou com depoimentos de professoras sobre a história do curso, e logo após ocorreu gincana entre as fases. De acordo com a estudante da 7º fase e presidente do Centro Acadêmico (CA) do curso, Thayline Cardoso, a socialização é um momento de descontração, aonde é possível reunir o curso e mobilizar as turmas. “É uma oportunidade que temos de aprender a trabalhar em equipe e acho que isso vai refletir fortemente no nosso perfil profissional”, destaca.

A estudante aponta ainda, que é gratificante fazer parte da história e poder comemorar os 15 anos da Enfermagem. ”Acredito que por ser um curso que já está consagrado aqui na nossa região, é muito bom poder fazer parte dele, até por que a Unochapecó já tem profissionais trabalhando a muitos anos na área. Isso é uma qualificação a mais para quando formos atuar no mercado de trabalho”, sublinha.

ensino
Enfermagem