Equipe lança campanha para arrecadar recursos e desenvolver novo carro

Inovação

Desenvolvido pelos estudantes de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção, o Fórmula Uno vai participar pela segunda vez do Projeto Fórmula SAE. Mas para isso, a equipe precisa de apoio para construir o novo carro e participar da competição.

No ano passado, os estudantes da Unochapecó participaram pela primeira vez da competição e conquistaram a 17ª colocação na competição nacional, classificando a Fórmula Uno à frente de equipes experientes.

E para a disputa deste ano, a equipe da Unochapecó vem cheia de novidades. O projeto do carro batizado de "Doc Holliday" está pronto. Segundo o estudante de Engenharia Mecânica e capitão do grupo, Leonardo Freiberger, o que falta agora são os recursos para fabricar e/ou comprar as peças para montar o carro. "O valor máximo que a universidade pode doar ao projeto é 20% do custo total. Sendo assim, todo o resto é bancado por patrocinadores. A equipe precisa de patrocínio para dar continuidade ao projeto, mas falta recurso para fabricar as peças. Sem estas, não vamos competir este ano", conta Leonardo.

Como explica Leonardo, conforme a equipe evolui, o desenvolvimento do carro também avança, tornando o veículo mais leve, resistente e competitivo. Mas isso demanda um investimento alto, já que as peças com estas características, normalmente, são importadas e possuem um custo elevado. Por isso eles lançaram duas campanhas para arrecadar recursos. Veja o passo a passo de como ajudar!

A primeira forma de ajudar é através do patrocínio da emprega Starret. Para isso, a equipe teve que responder um questionário referente a empresa e agora precisa conseguir 500 Likes no aplicativo da empresa ligado ao facebook. A baixo segue as instruções de como ajudar a equipe.

1º Passo: Entre no link fanpage Starrett.br  e clique em "CONECTE-SE AO NOSSO APLICATIVO".

2º Passo: Abrirá uma janela pedindo autorização para receber algumas informações, basta clicar em "OK".

3º Passo: Preencha seu nome e e-mail nos campos apropriados, e em Universidade escolha a opção "FORMULA UNO - UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ. Após isso, clique em ENVIAR.

Pronto, sua curtida foi computada!

A segunda ação é por meio do site de financiamento coletivo Vakinha. A equipe criou uma conta e lá você pode doar qualquer valor e o dinheiro vai direto para a conta do capitão da equipe.

Para terminar o carro, a equipe precisa de aproximadamente R$ 10 mil. Por isso, toda ajuda é bem vinda.

Projeto 2015

Para o projeto deste ano, o carro vem cheio de novidades e mudanças que podem garantir uma boa classificação na disputa. Um exemplo é o chassi do veículo que em 2014 tinha peso aproximado de 80kg e em 2015 vai pesar cerca de 44kg. A ideia da equipe era fabricar a suspensão do carro toda em fibra de carbono. Mas o patrocinador desistiu e o projeto teve que ser refeito, usando os materiais disponíveis na região.

O Fórmula SAE é uma competição de desenvolvimento de produto, onde os estudantes de graduação devem conceber, projetar, fabricar e competir com pequenos carros de corrida estilo Fórmula 1. Esta é a maior competição do mundo entre estudantes de engenharia. Atualmente, o evento ocorre na Alemanha, Austrália, Brasil, Estados Unidos, Hungria, Inglaterra, Itália, Japão e Rússia, onde são reunidas as melhores equipes de cada país.

Disputa
competição