Jornada da Acea integra o conhecimento em cinco dias de evento

A décima quinta edição da Jornada de Estudos Ambientais e Novas Tecnologias "Ciência e Inovação: Para viver melhor", promovido pela Área de Ciências Exatas e Ambientais (Acea) da Unochapecó, iniciou na última segunda-feira (09/05).

uno

O destaque da abertura ficou com a palestra do fundador da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), Dener Giovanini.
O jornalista e documentarista, atua na área ambiental desde os 16 anos. Mas foi com o programa Renctas, criado em 2000, que Dener ampliou sua atuação. Ele passou a trabalhar com foco na Biodiversidade Brasileira, aliando o trabalho de pesquisa, análise e diagnósticos, com o combate ao tráfico de animais silvestres e a conservação ambiental. A palestra, que aconteceu no Clube Industrial em Chapecó, abordou o tema "Riscos globais e impactos locais".

Para Dener, o Brasil obteve avanços importantes nesta área nos últimos dez anos. Mas a luta contra o tráfico de animais silvestres ainda está muito longe de atingir uma situação confortável. "O nosso país enfrenta hoje uma falta de estrutura na fiscalização de crimes ambientais muito grande. Para que nós possamos avançar nesse quesito, é fundamental mudar primeiro o olhar que temos sobre a biodiversidade. Enxergar como uma riqueza, como um patrimônio nacional", esclarece Giovanini.

Dener pontua ainda que é preciso um olhar atento à nossa legislação. "Além dessa mudança de olhar, é preciso também articular a sociedade brasileira para que possamos ter políticas públicas efetivas e reais para resolver o problema. Nós não podemos mais tentar resolver essa situação com medidas paliativas, que trazem pequenos resultados e que no geral mantém as coisas como estão", reforça o palestrante.

15 anos de novos conhecimentos

Com uma programação que oferece mais de 700 horas de conhecimento, a décima quinta edição da Jornada, segue até o dia 13 de maio, com a participação de mais de mil inscritos. A Jornada traz, em sua programação, dez semanas acadêmicas simultâneas, compostas por uma multiplicidade de atividades, como palestras, minicursos, oficinas, workshops e viagens de estudo.

uno

Para o Diretor da Área de de Ciências Exatas e Ambientais (Acea), professor Carlos Eduardo Torrescasana, o evento integra os estudantes, professores e os cursos como um todo, de uma forma transversal. "Além de unir as áreas, a Jornada mostra para a universidade que essa integração na verdade também passa pela ciência e tecnologia com a sociedade".

O evento encerra na próxima sexta-feira (13/05), com a palestra do professor da Universidade Federal do Mato Grosso e mestre em Engenharia Química, Márcio de Andrade Batista. A palestra está marcada para às 19h, no Clube Industrial. Batista foi o primeiro brasileiro a ser indicado para o Global Teacher Prize, considerado o Prêmio Nobel da Educação, após criar um programa de iniciação científica em estabelecimentos de ensino público. Em 2015, ganhou o Prêmio Novelis de Sustentabilidade, através do desenvolvimento de um carregador de baterias de celular movido a energia solar, que pode ser acoplado a bicicletas.

Jornada acea