Webmail

Conheça o Inbox
e experimente uma nova maneira de gerenciar seus e-mails.

Cuidado com os e-mails falsos.

Lembre-se: a Unochapecó jamais solicitará sua senha por e-mail ou por telefone.

Engenharia de Produção na Uno

O curso de Engenharia de Produção propõe a formação de profissionais com amplo conhecimento tecnológico, capacidade de identificar problemas e propor soluções, especialmente nas áreas de gestão da produção, da qualidade, de conhecimento organizacional e de gestão estratégica, para atuar na indústria, no comércio e no setor de serviços.

Perfil do Profissional

O Engenheiro de Produção é um profissional multidisciplinar que atua tanto no gerenciamento de sistemas, incluindo desde a elaboração até a implantação, como na gestão das pessoas envolvidas nesses sistemas de produção. Por isso, precisa conhecer e dominar questões técnicas relacionadas ao funcionamento de máquinas e equipamentos, bem como conceitos de administração, contabilidade e finanças. A principal função do Engenheiro de Produção numa organização é propor soluções para processos do cotidiano, visando ampliar a produtividade e garantir a qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos.

Mercado de Trabalho

Entre as áreas de atuação destacam-se o setor industrial – montadoras de automóveis, fábricas de eletrodomésticos, máquinas e ferramentas, indústria de alimentos e de papel e celulose, refinarias de petróleo, metalúrgicas, agroindústrias – e o setor de serviços – empresas de transporte aéreo, rodoviário e marinho, construtoras, empresas de consultoria, bancos de investimentos e seguradoras.

  • Bacharelado
  • 5 ANOS (4320 horas)
  • NOTURNO
  • CAMPUS CHAPECÓ

TENHO INTERESSE
Pra saber mais desse curso, preencha os dados abaixo. Logo entraremos em contato.

A MELHOR ESTRUTURA DA REGIÃO

O Curso conta com Laboratórios de Física, Informática (com softwares de Engenharia), Metalografia, Ensaios Mecânicos, Metrologia, Processos de Fabricação e Usinagem e Automação. Oferece também Ambiente Virtual de Aprendizagem, Programa de Mobilidade Acadêmica (Ciência sem Fronteiras), viagens de Estudos e Projetos Acadêmicos (Baja SAE, Fórmula SAE, entre outros).

  • Laboratório de Processos de Fabricação

  • Biblioteca

  • Laboratório de Ensaios Mecânicos

  • Biblioteca Digital

  • Laboratório de Física

  • Auditório

  • Livraria Universitária

  • Ginásio de Esportes

  • Rede de Inovação

  • Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina

  • Caminhão do 1º Museu de Ciência e Tecnologia do Oeste Catarinense

  • Construção do Parque Tecnológico Chapecó@

ACONTECE NO CURSO

MATRIZ CURRICULAR

Código: 3010211 | Requisitos: 0

Universidade e seus significados. O Projeto Político Pedagógico do Curso. Introdução à Extensão Universitária .O profissional de Engenharia de Produção: Definição e histórico da Engenharia de Produção, especificidades, objetivos e papel social; Gestão da Qualidade. Gestão do produto. Gestão da Produção; Ergonomia e Segurança do Trabalho. Gestão da Tecnologia da Informação e Engenharia da Informação; Pesquisa operacional; Sistema de Produção e visão de processos; Fundamentos Processos.

Código: 3080141 | Requisitos: 0

Conceitos, princípios, objetos e problemas de economia. Princípios da demanda oferta e mercado. Teoria do consumidor. Teoria da firma e da produção. Estruturas de mercado. Noções de macroeconomia. PIB. Emprego e desemprego. Inflação. Crescimento econômico. Noções de economia brasileira e internacional. Economia brasileira contemporânea. Comércio internacional.

Código: 1010449 | Requisitos: 0

Matrizes, Determinantes. Sistemas de equações lineares. Vetores no R2 e R3. Reta. Plano. Curvas planas.

Código: 70830305 | Requisitos: 0

O Conhecimento e seus níveis. A ciência como base da formação profissional. Universidade como espaço de apropriação, produção e difusão de conhecimentos. Organização pessoal, métodos e técnicas de estudo. A pesquisa bibliográfica e a escrita científica. Normas da ABNT. Elaboração e apresentação de trabalhos técnico-didáticos e acadêmicos. Improbidade acadêmica (plágio).

Código: 10200025 | Requisitos: 0

Coleta e interpretação de dados. Representação tabular e gráfica. Medidas de dispersão. Medidas de posição. Distribuição normal. Amostragem. Sistemas e planos de amostragem. Estimação: das médias e das proporções. Correlação e Regressão (linear e não linear). Testes de hipóteses. Elementos de probabilidade.

Código: 3010212 | Requisitos: 0

Introdução ao Desenho e ao Desenho Técnico. Desenho a mão livre à Mão Livre. Projeções e Vistas Ortogonais.; Escrita e contagem. Normas. Noções do software Cad.

Código: 1010454 | Requisitos: 0

Números racionais e operações. Potenciação e radiciação. Equação do 1º grau e do 2º grau. Exponencial e logaritmo. Inequações. Polinômios. Funções. Limite e continuidade. Derivada e aplicações.

Código: 1060112 | Requisitos: 0

Funções químicas inorgânicas. Estequiometria e relações ponderais. Combustão e combustíveis.Metais ferrosos e não ferrosos. Compostos orgânicos e poliméricos. Reações de óxido-redução. Eletroquímica.Corrosão de materiais metálicos e sistemas de proteção dos metais. Soluções. Águas industriais.

Código: 1030521 | Requisitos: 0

Conceito de Algoritmos. Tipos primitivos de dados. Variáveis e constantes. Expressões aritméticas, lógicas e relacionais. Condicionais. Iteração, Funções. Vetores e matrizes. Implementação de Programas.

Código: 3080143 | Requisitos: 0

Juros simples, juros compostos, descontos simples e composto. Taxas. Rendas. Amortização de dividas. Analise e seleção de alternativas de investimento. Valor e depreciação. Engenharia financeira. Elementos de custo de um projeto. Métodos de análise de projetos. Engenharia do valor, Eficiência físico-econômica e processos de Engenharia. Risco, incerteza e sensibilidade.

Código: 80250284 | Requisitos: 0

Produção de textos (orais e escritos), leitura e análise linguística de textos em diferentes gêneros. Coesão e coerência textual. Aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos.

Código: 3080148 | Requisitos: 0

As bases da organização da produção (produção artesanal, taylorismo-fordismo); origens e princípios básicos do Sistema Toyota de Produção (STP); mecanismo da função produção: conceito de processos e operações; conceito e classificação de perdas; troca rápida de ferramentas; produção puxada e produção empurrada; controle da qualidade zero defeitos; automação; manutenção produtiva total; nivelamento da produção; padronização de operações; gerenciamento visual; melhoria contínua; mapeamento do fluxo de valor; modelo sócio-técnico de organização do trabalho; impacto da produção enxuta sobre as condições de trabalho; visita técnica em empresa que adote a produção enxuta.

Código: 1010473 | Requisitos: 1

Introdução à integração. Técnicas e métodos de integração. Integral definida e aplicações. Integral imprópria. Funções de várias variáveis: limite, continuidade, derivadas parciais, máximos e mínimos.

Código: 3050076 | Requisitos: 0

Movimento em uma e duas dimensões. Vetores. Leis de Newton. Trabalho, potência, energia e sua conservação. Conservação do momento linear e colisões. Centro de massa, momento angular, torque e momento de inércia. Experimentos em mecânica.

Código: 3050082 | Requisitos: 0

Introdução à Ciência dos Materiais. Tipos de materiais. Estrutura dos materiais (estrutura atômica, estrutura cristalina, microestrutura, macroestrutura). Relação entre estrutura e propriedades. Processos de fabricação e desempenho dos diferentes materiais utilizados em engenharia.

Código: 3070037 | Requisitos: 0

Agenda 21. Padrões de Consumo e Padrões de Produção. Meio Ambiente e Desenvolvimento. Sustentabilidade. A Economia do Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável. Indicadores de responsabilidade social. O papel das políticas públicas no desenvolvimento sustentável.

Código: 7020233 | Requisitos: 0

A sociedade, o sujeito social. Cultura, ética e política. Transformações históricas e científicas: das formas de humanização/desumanização. Globalização. Direitos Humanos. Sociedades indígenas e afrodescendentes. Diversidade e Políticas Públicas Inclusivas. Educação ambiental e a relação sociedade-natureza.

Código: 1010478 | Requisitos: 1

Erros e sistemas de numeração. Solução de equações algébricas e transcendentais. Solução de sistemas de equações lineares e não lineares. Interpolação e Ajuste de curvas. Integração numérica. Solução numérica de equações diferenciais ordinárias e parciais e Sistemas de equações diferenciais. Implementação dos métodos em alguma linguagem de programação.

Código: 3050083 | Requisitos: 0

Noções fundamentais: classificação e propriedade dos fluídos. Lei de viscosidade. Estática dos fluídos. Cinemática dos fluídos. Análise de escoamentos. Equação da continuidade. Equação da quantidade de movimento. Equação de Bernoulli. Métodos e Medidas dos fluídos.

Código: 60200359 | Requisitos: 0

Administração de Materiais e a estrutura organizacional: importância dos materiais, recursos disponíveis às empresas, interfaces com demais áreas; Compras e relações com fornecedores; Classificação, codificação e especificação de materiais; Curva ABC. Terceirização: comprar ou fabricar; Gestão de Armazenagem: recebimento, movimentação, armazenagem e separação de pedidos; Embalagens; Administração de patrimônio.

Código: 1050194 | Requisitos: 0

Eletrostática: carga elétrica, campo elétrico, lei de Gauss, potencial elétrico, capacitores e dielétricos. Eletrodinâmica: corrente e resistência elétricas, força eletromotriz e circuitos elétricos. Magnetismo: campo magnético, lei de Ampère, lei de Biot-Savat e lei da indução de Faraday. Ótica Física e geométrica. Experimentos em eletricidade e magnetismo e ótica.

Código: 3070038 | Requisitos: 0

IMPACTOS AMBIENTAIS, EIA/RIMA, MEDIDAS MITIGADORAS E COMPENSATÓRIAS DOS IMPACTOS AMBIENTAIS e PROGRAMA DE ENGENHARIA AMBIENTAL - PEA

Código: 3080149 | Requisitos: 0

O contexto atual das organizações e seus processos. Fundamentos de engenharia de processos. Técnicas de modelagem de processos. Como gerir as mudanças e cuidar da qualidade dos processos. Automação de processos com aplicações práticas.

Código: 3080150 | Requisitos: 0

Introdução ao planejamento e controle da produção; Gestão de processos; Gestão de Layout; Planejamento e Controle da Capacidade; Utilização do Índice de Rendimento Operacional Global (IROG) como ferramenta para melhoria do processo e instrumento de comparação entre capacidade e demanda; Planejamento e Controle de Estoques.

Código: 3080151 | Requisitos: 0

Introdução à Pesquisa Operacional. Otimização Matemática. Programação Linear (PL). Programação Inteira. Problema de Transportes, Redes: Apresentação dos problemas clássicos.

Código: 3080152 | Requisitos: 1

Uso de métodos e técnicas estatísticas para controle e melhoria da qualidade dos resultados dos processos nas organizações. Conteúdo resumido: Importância do Controle Estatístico da Qualidade (CEQ), Gestão para o Controle e Melhoria, Caracterização Estatística de Processos, Plano de Amostragem, Coletas de Dados, Pareto, Histograma, Diagrama de Causa-e-Efeito e Dispersão, Cartas de Controle para diferentes fins, Análise da Capacidade de Processos, Qualidade da Media e Plano de Inspeção.

Código: 2010062 | Requisitos: 0

Técnicas de gestão de processos produtivos incluindo a variável ambiental. Modelos e sistemas de gestão ambiental (SGA) de processos produtivos. Norma ISO 14.001. Auditorias ambientais. Qualificação de auditores. Economia e Meio ambiente. Produção mais limpa e ecoeficiente; Gestão de Recursos naturais e energéticos; Gestão de efluentes e resíduos industriais; Sistemas de indicadores ambientais.

Código: 60200360 | Requisitos: 0

Curva ABC; Planejamento e controle de estoques; custo total dos estoques; lote econômico de compras; previsão - métodos quantitativos e qualitativos; determinação e avaliação de medidas de estoques; logística de suprimentos. Canais de suprimentos/distribuição. Modais de transportes; gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Código: 1050198 | Requisitos: 0

Estudar os principais processos, instrumentos e padrões de medição, assim como os sistemas de gestão de laboratórios, através da aplicação de normas existentes. Ainda, o binômio ¿metrologia-qualidade¿, por meio do conhecimento e aplicação dos principais ensaios destrutivos e não destrutivos.

Código: 3040058 | Requisitos: 0

Sistemas de cargas: cargas concentradas e cargas distribuídas Sistemas isostáticos: conceituação e análise das solicitações, cálculo dos esforços axial, momento fletor, esforço cortante e momento torçor. Tensões e dimensionamento nas solicitações axiais, de torção, de corte e de flexão.

Código: 3080153 | Requisitos: 0

Visão geral dos processos de fabricação, a interação com o projeto e os custos de produção; Processos tradicionais de usinagem. Processos não tradicionais de usinagem. Processos de conformação mecânica. Processos de soldagem. Processos de fundição.

Código: 3080154 | Requisitos: 0

Conceitos Básicos. Segurança Industrial. Importância para o desenvolvimento empresarial. Importância da higiene e engenharia de segurança no ambiente de trabalho. Equipamentos de segurança. Principais estratégias e recursos para prevenção de acidentes utilizados na indústria. Segurança e qualidade de vida do trabalhador no ambiente de trabalho. Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho. Auditorias e Programas de Prevenção.

Código: 3080155 | Requisitos: 0

Conceitos, princípios e métodos de apuração de custos, instrumentos para compreender os mecanismos de formação, apuração e análise de custos, utilização das informações de custos para o planejamento e controle das atividades empresariais, bem como para a determinação de estratégias de produção e de comercialização, elaboração e análise de sistemas de custos. Princípios de custeio: absorção total, absorção ideal e variável. Métodos de custeio: custo-padrão, centros de custo, custeio baseado em atividades (Activity-Based Costing - ABC) e Unidades de Esforço de Produção (UEPs). Orçamento Matricial (OM). Custos da Qualidade. Gestão Estratégica de Custos.

Código: 3040057 | Requisitos: 0

Natureza da Moderna Automação; Automação flexível aplicada aos problemas de Engenharia de Produção; Controle e Instrumentação aplicados aos problemas típicos de Engenharia de Produção; interpretação e registro dos problemas de Engenharia de Produção em códigos matemáticos pertinentes para Controle e Automação; Sistemas de Controle; Instrumentação; Tecnologias da Automação; Modelamento e Controle de Manufatura; Robótica e CNC; Máquinas "transfer" e continuidade dos processos discretos; Aplicações de Automação e Controle nas Indústrias: Petroquímica, de Cimento, Automobilística e de Mineração; Automação em Serviços; Serviços Virtuais; possibilidades e limites da Automação de Base Microeletrônica (Automação Flexível): Inteligência Natural x Inteligência Artificial; Aspectos Sociais da Automação de Base Microeletrônica e suas relações com as limitações das Tecnologias de Automação; Automação e Segurança das Instalações; Automação e Produtividade dos Sistemas de Operações: Automação; Processo de Trabalho: Determinantes sociais da eficiência em sistemas automatizados; Automação flexível e a tendência de continuidade e fluidez nos Sistemas Discretos de Produção.

Código: 3080156 | Requisitos: 0

Desenvolvimento de Produtos: modelos e metodologias. Projeto de Produto, Competitividade e Inovação. O ciclo de vida do Produto. Seleção de Produtos para serem desenvolvidos e a Gestão de Projetos. O setor de projetos e as novas tecnologias. Marketing: abrangência e aplicações para o projeto de produto. Propriedade intelectual no projeto de produtos. Viabilidade técnica e econômica no projeto de produtos. A criatividade no projeto de produtos. Ergonomia aplicada ao projeto de produto. Ferramentas DFM, DFA, DEF. Projeto de produtos sustentáveis. Projeto para modularidade. Projeto para desmontagem e remanufatura. Projeto para custo. Projeto da embalagem. Detalhando o projeto de produto para fabricação.

Código: 1030605 | Requisitos: 0

A Evolução da Tecnologia da informação; O uso do TI como arma competitiva e de alavancagem de negócios. O Gestão da Informação de Clientes; Aplicações da TI e negócios na Internet; Integração de sistemas por meio da Arquitetura orientada a serviços (SOA); Alinhamento estratégico de TI. Definição do Comércio Business-to-Consumer (B2C). Fatores que determinam os modelos de negócios de marketing eletrônico para o varejo. Brokers eletrônicos. Sistemas de Pagamento Eletrônico. Modelo de Arquitetura para B2B no Comércio Eletrônico. Características de mercados orientados ao fornecedor. Características de mercados orientados ao cliente (e-Procurement). Quando e como terceirização os serviços de TI.

Código: 7010282 | Requisitos: 0

A função social da empresa. Aspectos legais relacionados à atividade empresarial. Registros das empresas. Pessoas jurídicas: Classificação, constituição e terminação. Introdução à tributação. Noções de direito tributário e vantagens fiscais. Proteção legal da propriedade industrial. Direito de autor. Proteção de marcas. Patentes. Código de defesa do consumidor: delitos e sanções. Concorrência desleal e abuso do poder econômico. Proteção da transferência de tecnologia.

Código: 1000027 | Requisitos: 0

Conceito de inovação. Tipos de inovação. Evolução conceitual e teórica da relação entre Ciência, Tecnologia e Inovação. Estratégias de Inovação. Inovação e Competitividade. Difusão de Inovações. Inovação e especificidades setoriais. Inovação e internacionalização de empresas. Planejamento e gestão do processo de inovação. Indicadores de inovação. Políticas públicas para inovação.

Código: 3080157 | Requisitos: 0

A disciplina aborda tópicos avançados em programação da produção: Técnicas de previsão de demanda, Técnicas de planejamento dos recursos materiais, técnicas de planejamento da produção, técnicas de planejamento e controle da cadeia de suprimentos, e estratégias de planejamento e controle da produção.

Código: 3080158 | Requisitos: 0

Qualidade: uma filosofia de gestão. Definições de qualidade orientadas ao cliente e qualidade como uma estratégia competitiva. O envolvimento dos trabalhadores: a mudança cultural e o desenvolvimento de recursos humanos. Gerenciamento da rotina e gerenciamento das melhorias. Melhoria contínua: o processo de solução de problemas, o ciclo PDCA e os círculos de controle da qualidade. Os custos da má qualidade: custos da prevenção, custos de inspeção, custos de falhas internas e externas.

Código: 3070039 | Requisitos: 0

Conceitos gerais. Origem e classificação dos poluentes. Composição e caracterização dos resíduos líquidos (parâmetros: físicos, químicos e biológicos). Principais impactos causados pelo lançamento de resíduos líquidos nos cursos d¿água. Padrões de lançamento de efluentes (legislação). Principais operações e processos aplicados para remoção de poluentes. Níveis de tratamento: preliminar, primário, secundário, terciário/avançado. Principais sistemas de tratamento aplicados a diversas indústrias.

Código: 3010267 | Requisitos: 0

Principais formas e tipos de manutenção: manutenção corretiva, preventiva, preditiva e produtiva total. Seus objetivos, metodologia de organização, formas de controle, sistemas de gerenciamento tradicionais e sistemas informatizados de gerenciamento da manutenção.

Código: 3080159 | Requisitos: 0

A disciplina abordará novos métodos, técnicas e/ou tecnologias e tendências na área da Engenharia de Produção.

Código: 3080160 | Requisitos: 0

A gestão de projetos nas organizações. Planejamento de projeto. Áreas de conhecimento da gestão de projetos. Avaliação financeira de projetos. Avaliação e controle de projetos. Ferramentas de suporte a gestão de projetos.

Código: 600345 | Requisitos: 0

Conceitos, características e perfil do empreendedor. O processo empreendedor. Identificando oportunidades. A economia informal e o empreendedorismo. As pequenas e médias empresas e as empresas familiares.

Código: 3080161 | Requisitos: 0

Apresentar o modelo de referência para o processo de desenvolvimento de produtos. Este conta com as seguintes etapas: planejamento estratégico de produtos, planejamento do projeto, projeto informacional, projeto conceitual, projeto detalhado, preparação do produto para a produção, lançamento do produto, acompanhamento do produto e do processo, descontinuidade do produto, bem como, processos de apoio no desenvolvimento de produto.

Código: 9000290 | Requisitos: 0

A ementa será definida pelos colegiados dos cursos, no semestre precedente da oferta. Obs.: Os Tópicos Integradores são componentes curriculares dos cursos, voltados para reforçar a interdisciplinaridade e a correção de lacunas existentes no processo de aprendizagem da formação do estudante do curso específico. Sendo cumpridas através de módulos, com conteúdos definidos por avaliação-diagnóstica dos estudantes, observado a regulamentação expedida pela Instituição.

Código: 3080162 | Requisitos: 13

Realização de estágio curricular supervisionado, atuando na área da Engenharia de Produção. Experiência prática junto ao meio profissional e entrega de relatório final de estágio. Orientação por professor familiarizado com a especialidade escolhida para o estágio e supervisão por parte da empresa escolhida.

Código: 3080163 | Requisitos: 13

Elaboração de um plano de trabalho ou projeto de trabalho de conclusão de curso, dentro do regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso, ligado a alguma(s) disciplina(s) do bacharelado em Engenharia de Produção, sob orientação técnica de um professor orientador.

Código: 1030606 | Requisitos: 0

Sistemas. Importância atual da informação. Importância da informação para a decisão. Tipologia de sistemas de informação. Tópicos em gerenciamento de sistemas: integração, segurança e controle. Alinhamento entre tecnologia da informação e estratégias organizacionais. Sistemas de Informação sob o aspecto da modelagem da informação que suportam. Modelos de dados utilizados para gestão dos dados operacionais e analíticos. Técnicas de modelagem voltadas para Banco de Dados (operacional e analítico).

Código: 3080164 | Requisitos: 0

Fatores relevantes na administração estratégica empresarial. Estudo de modelos de análise de estratégias nas perspectivas organizacionais, com abordagens ambiental, sociológica, econômica, gerencial e individual. Identificação dos fatores estratégicos dos cenários, contingências, estratégias genéricas, desenvolvimento de Vantagens Competitivas.

Código: 3080165 | Requisitos: 0

Conceitos, fundamentos, mensuração de desempenho e as estratégias de competitividade das cadeias produtivas.

Código: 3080166 | Requisitos: 0

As diversas funções nas organizações contemporâneas estão sistemicamente integradas para a criação de valor. Essa complexidade sistêmica exige do gestor um entendimento holístico da organização. Ações em um determinado ponto do sistema podem causar problemas em outros pontos. A construção dessa visão integrada é ,portanto, essencial à formação dos administradores.

Código: 3080167 | Requisitos: 1

Elaboração de um trabalho de conclusão de curso, dentro do regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso, ligado a alguma(s) disciplina(s) do bacharelado em Engenharia de Produção, sob orientação técnica de um professor orientador.

Código: 3080168 | Requisitos: 0

Dados para o projeto: previsão de vendas e produção, localização, arquitetura industrial. Análise para arranjo, análise de processo e do produto, das operações, dos fluxos materiais, componentes e pessoas, das condições de transporte interno. Análise para dimensionamento: utilização de capacidade produtiva, esperas e balanceamento, estoques e armazenamento. Técnicas de execução e apresentação de um projeto. Arranjo físico, técnicas quantitativas de avaliação para arranjos alternativos.

Código: 6040128 | Requisitos: 0

Código: 80250354 | Requisitos: 0

Cultura surda. Aprendizagem, desenvolvimento e comunicação de pessoas surdas. Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Código: 3080169 | Requisitos: 0

A natureza da estratégia e da gestão estratégica em contextos complexos. análise de entidades concorrentes e complementares e seus relacionamentos. Síntese SWOT e identificação de vias estratégicas. Condições para a internacionalização de serviços e redes de empresas. A globalização da tecnologia e da supply-chain. Formas de organização e coordenação das atividades de gestão. a gestão estratégica de subsidiárias. Apresentação dos instrumentos de planejamento estratégico aplicados à Organizações de Serviços. A gestão de recursos humanos no contexto dos serviços. A gestão estratégica dos recursos humanos como motor de mudança organizacional. Formas de organização do trabalho nos serviços: eficiência/ satisfação.

Código: 3080170 | Requisitos: 0

Gestão da Qualidade em Serviços, Trinômio da Qualidade de Juran aplicado às organizações de serviços, QFD, SERVQUAL, ISO em organizações de serviços, Benchmark, implementação da Qualidade Total no setor de serviços. Medição da qualidade em organizações de serviços.

Código: 1030607 | Requisitos: 0

Conhecimento e aprendizagem nas organizações. Dado, a informação, o conhecimento e a inteligência. Organizações do Conhecimento. Fundamentos e objetivos da Gestão do Conhecimento; Capital intelectual e inteligência competitiva; Mecanismos de transferência de conhecimento.

Código: 3080171 | Requisitos: 0

Compreender os movimentos do mercado. Estudo das metodologias de planejamento de Marketing. Habilitação para preparar um plano de marketing. Análise das oportunidades. Pesquisa e seleção de mercados alvos. Planejamento, Organização, Implementação e Controle do esforço do marketing.

Código: 7000187 | Requisitos: 0

Articulação ensino, pesquisa e extensão na formação profissional. O que é pesquisa. A pesquisa na Unochapecó, na área e no curso.

Código: 7000188 | Requisitos: 0

Função social da universidade e extensão universitária. Concepções de extensão universitária. A extensão na Unochapecó, na área e no curso. Introdução à elaboração e implementação de projetos de extensão.

Código: 60200361 | Requisitos: 0

Cultura Organizacional. Relações Intra e Interpessoal. Formação e Desenvolvimento de Equipes. Percepção, Decisão e Criatividade. Feedback. Motivação e Produtividade no Trabalho. Liderança. Poder, Conflito e Negociação. Satisfação e estresse no local de Trabalho.

Código: 80250353 | Requisitos: 0

O processo de leitura e compreensão textual em língua inglesa. Desenvolvimento de habilidades básicas e estratégias de leitura, buscando-se a compreensão de textos e o acesso à informação em língua inglesa.

Código: 80250374 | Requisitos: 0

O processo de leitura e compreensão textual em língua espanhola. Desenvolvimento de habilidades básicas e estratégias de leitura, buscando-se a compreensão de textos e o acesso à informação em língua espanhola.

COORDENAÇÃO

Mario Augusto Morozo

Mestre em Ciências e Engenharia dos Materiais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), bolsista CAPES. Graduado em Engenharia Mecânica (UDESC). Professor titular atuando no curso de Engenharia Mecânica

Coordenação Titular Coordenação Titular

COORDENAÇÃO

A UNO FAZ MAIS POR VOCÊ

CONHEÇA O
UNO PLUS+

Assista videoaulas gratuitas com professores e profissionais que são referência no mercado.

CONHEÇA A COMUNIDADE DO CONHECIMENTO

O conhecimento pulsa aqui na Unochapecó, evoca uma metamorfose sem fim. Dentro dessa universidade, que é um organismo vivo. E você vive o conhecimento que nos move. Assista e conheça mais deste universo de possibilidades.

Olá,
Ficamos felizes pelo seu interesse em conhecer a Unochapecó. Preencha os campos abaixo e logo entraremos em contato com você.

Obrigado, entraremos em contato
comments powered by Disqus