Universidade incentiva 17 equipes neste ano

Geral

As modalidades apoiadas pela Unochapecó neste ano foram oficializadas em solenidade que teve a presença de técnicos e atletas dos grupos apoiados e representantes da universidade e do governo municipal. Em 2014 são 17 equipes que levam o nome da Unochapecó e 120 atletas são beneficiados com bolsas de estudos, 25 a mais do que em 2013.

As modalidades apoiadas em Chapecó neste ano compreendem o hapkido, ginástica artística, xadrez, tênis de mesa, ciclismo, karatê, taekwondo, atletismo, handebol, basquete feminino, natação, futebol, voleibol, Jiu-Jitsu, futsal masculino e futsal feminino (Female) de Chapecó. A Unochapecó também apóia a equipe de futsal masculino de São Lourenço do Oeste.

foto

O vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski, explica que o incentivo ao esporte ocorre devido à capacidade do esporte transformar o ser humano, contribuindo na sua formação profissional e, principalmente, na formação como cidadão. O gestor complementa que o apoio contribui para que os atletas permaneçam na cidade, em práticas no esporte e tenham formação e para que as equipes se fortaleçam, uma vez que, segundo Claudio, sem o apoio da universidade muitas delas teriam dificuldades de se manter.

Para o secretário da Juventude, Esporte e Lazer de Chapecó, Clóvis Marinello, o esporte não pode ser considerado uma despesa, mas sim um investimento, já que permite que as pessoas tenham mais saúde e qualidade de vida. Já o técnico da equipe de vôlei feminino, Michel Guimarães, argumenta que através do esporte é possível desenvolver valores como solidariedade, trabalho em equipe e superação, que muitas vezes faltam na sociedade.

foto

Estudante do terceiro período de Educação Física da Unochapecó, Andressa Rockenbach da Silva integra a equipe de vôlei. Ela destaca que o incentivo da universidade é fundamental, pois, no seu caso, o que começou como lazer, através do incentivo dos pais, se tornou a sua profissão e o que ama fazer. O atleta Davi Cadore, que cursa Odontologia na Unochapecó e integra a equipe de natação, começou a praticar a modalidade ainda criança pelo medo que a mãe tinha de lavá-lo ao mar quando moravam em Florianópolis. Davi explica que o esporte lhe permitiu conhecer vários lugares e participar de diferentes competições e que o apoio da universidade é primordial para o avanço da natação chapecoense. “Como pessoa me acrescentou muito, sou muito feliz e realizado na natação”, especifica.

Apoio de escritório de projetos

Além das equipes de tênis de mesa, jiu jitsu e futsal de São Lourenço do Oeste, que passam a ser apoiadas pela Unochapecó, em 2014 as equipes terão o apoio do Escritório de Projetos e Prestação de Serviços, da Rede de Inovação da Unochapecó. Conforme o vice-reitor Claudio Jacoski, a proposta é construir projetos para as modalidades e auxiliar a captação de verbas públicas destinadas ao esporte, como o da Lei do Esporte. “Já temos quatro projetos em andamento no Escritório. A ideia é de que no futuro, a partir de uma organização estrutural nossa, tenhamos esta condição de captação de recursos estabelecida a partir de um clube de desporto da própria Unochapecó, para permitir aportar recursos nas equipes, para que possam ter sucesso no seu desenvolvimento”, esclarece o vice-reitor.