Evento reúne mais de 600 professores para debater a educação

Texto Tuanny de Paula*

A sala de aula é sempre um ambiente de troca. São conhecimentos e aprendizados que professores e alunos compartilham todos os dias. Mas se engana quem pensa que o ensino é algo estático. Pelo contrário, ele está em constante evolução. É para entender essas mudanças que professores da Gerência Regional de Educação de Xanxerê participaram de uma qualificação. A atividade, promovida pelo projeto Universidade Escola da Unochapecó, aconteceu nesta segunda-feira (16/07), no Salão Nobre da Instituição, e também no município de Faxinal dos Guedes. A proposta do evento foi discutir sobre educação e prática educativa.

Essa aproximação entre a Uno e as escolas da região resulta de uma troca de experiências. Segundo a coordenadora do projeto Universidade Escola, professora Daniele Simoneti, as unidades escolares abrem as portas para os estudantes dos cursos de licenciatura realizarem os estágios obrigatórios e, para retribuir a parceria, a Instituição pensa em atividades que atendam as necessidades dos professores.

A cada ano, um assunto é escolhido para ser debatido com uma das gerências de ensino. Para essa 14ª capacitação, a Gerência Regional de Educação de Xanxerê elencou as novas práticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como pauta. O professor da Unochapecó, Elcio Cecchetti, foi quem ministrou a palestra, sobre as estruturas, dimensões e competências gerais da BNCC. Durante a sua fala, o professor explorou pontos importantes para o ensino, como os diferentes contextos que os estudantes estão inseridos, assim como a cultura digital e a comunicação para formar alunos cidadãos. gjyujtj

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, também esteve presente no evento e explica que a ação demonstra a responsabilidade da Universidade com a formação continuada dos docentes da educação básica. "Ficamos felizes em fortalecer esta parceria, capacitando os professores e oferecendo nossa colaboração na melhoria da formação docente. Além disso, se consolidando como a Instituição parceira para o desenvolvimento das licenciaturas na região Oeste catarinense".

Programa Universidade Escola

Desde 2005, o programa tem como objetivo aproximar a Unochapecó das escolas da cidade e região, de forma a promover uma contínua troca de conhecimento. Essa parceria ocorre por meio dos cursos de licenciatura. Os estudantes realizam os estágios nas instituições de ensino e em troca a Universidade oferece eventos de profissionalização da formação docente. Atualmente são mais de 80 escolas que recebem os estagiários de licenciatura da Unochapecó.

Para a professora Daniele Somineti, a Universidade Escola se aproxima da realidade do ensino, contribuindo para a melhoria dele. "Há uma troca de experiências, pois as escolas também contribuem para a educação aqui dentro", explica.

*Estagiária, sob orientação de Jessica De Marco
Praticas educativas