Setor de Estágios e Monitorias tem novo sistema para a inscrição, seleção e contratação de estagiários internos

Geral

Em busca de facilitar a solicitação de vagas de estágio, bem como otimizar o processo de contratação dos estágios não-obrigatórios, o Setor de Estágios da Unochapecó resolveu inovar. A partir desse semestre será disponibilizado o Sistema de Estágios e Monitorias (SEM) desenvolvido por docentes, técnicos e estagiários do Centro de Residência em Software (CRS).

Conforme explica Cézar Junior de Souza, técnico-administrativo e um dos responsáveis pela produção do sistema, a nova ferramenta visa padronizar a forma de solicitações feitas ao setor de estágios para vagas internas, ou seja dos setores e áreas da Unochapecó. “Ele vai disponibilizar tudo de maneira online. Todos os setores terão acesso e poderão facilitar o processo de solicitação de estagiários”, destaca.

Nesse sentido, para capacitar os colaboradores da instituição na utilização correta do novo sistema, o Setor de Estágios e Monitorias realizou na tarde desta segunda-feira, 04 de agosto, uma capacitação com alguns funcionários que operarão o sistema neste primeiro momento. Segundo a coordenadora do Setor de Estágios, Taiz Balardin Antonini, a implantação do novo sistema diminuirá o volume de documentação impressa e também agilizará os processos, tanto de contração como de controle e acompanhamento. “Todo esse fluxo de arquivo de documentos impressos diminuirá e facilitará o acompanhamento de todo o processo de inscrição e contratação de estagiários”, explica Taiz.

Inicialmente o sistema está disponível apenas para vagas de estágio internas, mas segundo Taiz, provavelmente no início do próximo semestre seja aberto para a solicitação de vagas nas empresas conveniadas com a universidade. “Atualmente a Unochapecó possui aproximadamente 1.300 empresas/instituições externas conveniadas, que contratam estagiários por meio do setor. O sistema facilitará e muito todo o trâmite de contratação”, ressalta.

Se inscreva em uma vaga

Se o acadêmico está procurando ou possui intenção de desenvolver um estágio não-obrigatório (remunerado), deve ficar atento nas vagas divulgadas pelo Setor de Estágios e Monitorias. As vagas ficam disponíveis na página dos Estágios (unochapeco.edu.br/estagios), nos murais e também são enviadas por e-mail aos estudantes. Em cada vaga divulgada constará a forma de inscrição.

Para todas as vagas de estágios internas é realizado processo de seleção e os estudantes podem se inscrever através do link Minha Uno. O estudante também pode buscar oportunidades de estágios em instituições de interesse e caso haja possibilidade de abertura de uma vaga deve procurar o Setor de Estágios e Monitorias, antes do início do estágio, para regularizar a documentação.

#estágio #softaware #contratação #seleção #inscrição