Minha Uno
Menu Busca
Extensão

Programa Experiências do Brincar

Descrição

O Programa Experiências do Brincar tem como objetivo ressignificar brincadeiras nos diversos espaços e contextos, num processo de mobilização cultural para a formação humana, emancipatória e cidadã dos sujeitos. A proposta é adentrar as diferentes localidades da comunidade regional como: escolas, ONGs, praças, centro comunitários, movimentos sociais, entre outros dialogando diretamente com os sujeitos destas comunidades.
Através de atividades lúdicas permeadas por brincares, o programa dialoga com a comunidade na tentativa de interligar através do brincar os diferentes saberes dos indivíduos para permitir a experiência humana de socialização.
Dentro do programa são realizadas atividades a partir dos projetos “Brinquedoteca” e “Pedagogia na Rua”.
A Brinquedoteca desenvolve ações com crianças entre 3 a 10 anos de idade das escolas estaduais, municipais e Centros de Educação Infantil do município de Chapecó e região; crianças do entorno da universidade em atividades permanentes; familiares; adultos, idosos e estudantes de graduação e pós-graduação. O atendimento às escolas, as comunidades e demais sujeitos envolvidos com o projeto ocorre nas terças e quintas-feiras; para as crianças da comunidade do entorno, nas quartas-feiras e nas segundas e sextas-feiras realizamos o planejamento, organização e conservação do espaço. As atividades desenvolvidas prevê a contação de histórias, música, jogos, produção de brinquedos, brincadeiras livres e dirigidas e oficinas lúdicas e educativas.
O projeto Pedagogia na Rua é uma atividade itinerante na qual se organizam espaços lúdicos mediados por brinquedos e brincadeiras tradicionais. As atividades realizadas pelo projeto envolvem ateliês de produção de brinquedos, contação de histórias, brincadeiras dirigidas, jogos clássicos, além de diversos brinquedos. O público atendido são crianças de 04 a 12 anos, por ser abrangente conta com a participação de diferentes sujeitos: familiares, amigos toda a comunidade.

Relevância

Ressignificar experiências do brincar mediado em diferentes espaços e contextos, num processo de mobilização cultural para a formação humana, emancipatória e cidadã dos sujeitos.



Contato:
brincar@unochapeco.edu.br

Equipe

Nome Atividade
Whatsapp Image