Acne!

Por: V.

Acne

O que é acne?
A acne, popularmente conhecida como "espinha", é uma das dermatoses mais comuns. Sua ocorrência deve-se à predisposição genética e à presença de hormônios sexuais. Por isso, é na adolescência que ela aparece, atingindo rapazes e moças, sem distinção. No entanto, a acne pode ter continuidade na idade adulta, principalmente em mulheres, devido às alterações hormonais do período pré-menstrual.

Por que ocorre?
Para entender melhor por que a acne ocorre, deve-se lembrar que a pele é repleta de folículos polissebáceos, formados por glândulas sebáceas e pêlos. O nível elevado de hormônios sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de acne, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, nas costas, no peito e nos ombros.

Tratamento: Existem vários graus de acne, relacionados à gravidade do caso. Por isso, o tratamento correto deve ser escolhido após detalhada avaliação clínica. É importante tratar a acne desde o início, para que ela não deixe sequelas ou distúrbios emocionais que afetem a autoestima.

Para mais informações, consulte seu médico.