Farmácia Escola inicia manipulação de medicamentos

Por: Hugo Paulo de Oliveira

Farmácia Escola inicia manipulação de medicamentos

fitochapecó

Entre os produtos disponibilizados estão chás de

malva, melissa, camomila, sene, alcachofra e erva-doce

A Farmácia Escola Unochapecó é uma empresa, que disponibiliza serviços ambulatoriais, medicamentos e produtos manipulados para a comunidade de Chapecó e região. Sua estrutura possibilita na prática o aprendizado dos estudantes do curso, com o auxílio de profissionais formados.

Com essa proposta, a Farmácia Escola iniciou o processo de manipulação de medicamentos fitoterápicos. Segundo a coordenadora, professora Valéria Mokfa, as manipulações são de medicamentos alopáticos, fitoterápicos produzidos de plantas medicinais e dermocosméticos. “O processo é realizado por farmacêuticos e estagiários na área, que também realizam estágios obrigatórios de conclusão de curso e vivenciam a rotina de trabalho de uma farmácia”, indica a professora.

Sobre os fitoterápicos, a coordenadora informa que a farmácia possui um convênio com a Prefeitura Municipal, através do Projeto Fitochapecó. Com essa parceria, os medicamentos são disponibilizados nas unidades municipais de saúde e podem ser adquiridos com receita médica. “Entre eles estão chás de malva, melissa, camomila, sene, alcachofra, erva-doce. Também são manipulados fitoterápicos  como pomada de confrei, creme de calêndula, xarope de guaco, pomada orabase de camomila, cápsulas de espinheira santa e hipericum, gel e creme de arnica”. A coordenadora orienta que a solicitação dos produtos manipulados deve ser feita com antecedência e devem ser retirados na Farmácia Escola.

“Esses produtos são benéficos, pois atendem todas as especialidades médicas, dependendo da necessidade, além de prescrições de odontólogos, solicitação de produtos estéticos e para fisioterapia”, indica Valéria.

Serviços

Implantada em 2003, a Farmácia Escola Unochapecó, oferece a comunidade, serviços farmacêuticos como verificação de pressão arterial, controle de glicose capilar e aplicação de medicamentos injetáveis.

O horário de atendimento é de segunda-feira à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h15 às 18h15h e nos sábados das 8h às 12h. Informações podem ser obtidas pela fan page www.facebook.com.br/farmaciaescolauno ou pelo endereço http://www.unochapeco.edu.br/farmaciaescola.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 17/08/12