Proteção Solar!

22/08/2012
Por: V.

Proteção Solar

Você sabia?

A incidência do câncer de pele cresce a cada ano e a exposição solar frequente (radiação UVA e UVB) é uma de suas principais causas. A radiação UVB é responsável pela queimadura solar (vermelhidão e formação de bolhas) e pelo câncer de pele, enquanto a radiação UVA é responsável pelo envelhecimento, bronzeamento e pelo câncer de pele. Por isso, é importante o uso de um protetor solar para as radiações UVA e UVB, chamados de protetores de amplo espectro. A exposição aos raios solares pode ser ocasional (no dia a dia) ou intencional (lazer).


Você já passou o filtro solar hoje?

É importante que, antes de sair de casa, você sempre passe o protetor solar. O uso de protetores contra os raios solares deve ser um hábito incorporado em nossa rotina, assim como o de escovar os dentes. O fotoprotetor diário, para a exposição ocasional, deve apresentar um fator de proteção solar adequado contra a radiação UVB e alta proteção contra a radiação UVA, com cosmética leve, hidratação adequada e antioxidantes, proporcionando o equilíbrio da pele, que é a nossa barreira protetora. É indispensável, também, o uso do protetor solar em ocasiões de exposição intencional. Nesse caso, é indicada a máxima proteção solar contra as radiações comuns em praias e ambientes de lazer num país tropical como o Brasil.


Como escolher o filtro solar?

Quando a exposição é intencional, o protetor solar indicado é diferente daquele para a proteção à exposição ocasional. O fator de proteção solar (FPS) adequado varia de acordo com o tipo de pele, que vai da branca (tipo I) à negra (tipo IV). Em geral, um fator de proteção acima de 15 é o ideal. É de extrema importância a proteção contra a radiação UVA, pois é a principal responsável pelo melanoma maligno (câncer de pele de maior mortalidade), por isso o uso de protetores de amplo espectro é o mais indicado. Lembre-se: quanto antes você buscar proteção solar, maiores serão os benefícios para a sua saúde.

 

Para mais informações, consulte seu médico.

Fonte: http://www.libbs.com.br/saude/afeccoes-e-protecao-da-pele/

comments powered by Disqus