Cursos de Física, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica finalizaram as atividades

Geral

A XII Jornada de Estudos Ambientais e Novas Tecnologias, aberta na segunda-feira, 6 de maio, encerrou na sexta-feira. O evento esteve voltado para os 13 cursos da Área de Ciências Exatas e Ambientais da Unochapecó.

Física - O curso de Física promoveu na noite de quinta-feira, 9 de maio, a palestra “A física dos filmes de ficção”. A palestrante foi a egressa do curso Mara Fernanda Parisoto, doutoranda em Ensino da Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O foco principal da palestra foi o filme “Jornada nas Estrelas (Star Trek)”, os erros e acertos em relação à física. “A ficção pensa o que seria interessante contar na história, e a física se aproveita disso para estudar, como é o caso do teletransporte e da viagem no tempo. Hoje, já se faz teletransporte, mas de partículas muito pequenas”, comentou Mara. A palestra tratou da física clássica e moderna, representada em vários outros filmes de ficção.

Para a palestrante, este é um ótimo tema para gerar curiosidade e atrair mais jovens para a área. “É uma coisa que deixa o pessoal curioso. Ela serve para divulgar a física e ser aplicada no ensino médio para ensinar os alunos”, afirma Mara. A estudante Rosemari Santin, do segundo período de Física, elogiou as palestras propostas pelo curso na semana acadêmica. “A palestra sobre Física Aplicada a Medicina foi muito cativante. Além disso, a gente consegue cativar os alunos, quando a gente vê os filmes, como na palestra de hoje, e pensamos em como aplicar na sala de aula. A escola não é mais novidade, tem muito outros meios que atraem o jovem, por isso precisamos tornar a escola mais atrativa”, explica a estudante.

foto

Engenharia Química e Engenharia de Alimentos - Estudantes dos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química participaram na tarde de sexta-feira, 10 de maio, da palestra “Vale a pena estudar Engenharia Química”, ministrada pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Marco Aurélio Cremasco. A palestra contou com a participação de  cerca de 80 estudantes e o objetivo principal foi marcar a comemoração dos 10 anos do curso de Engenharia de Alimentos e os 15 anos do curso de Engenharia Química, além de promover integração entre estudantes, docentes e técnicos, buscando a reflexão sobre a profissão.

“Usualmente quando alguém escolhe a Engenharia Química, imagina que ela tenha um compromisso tão somente com a tecnologia e não é bem assim, ela tem também um compromisso com o aspecto social, por isso que vale a pena estudar Engenharia Química”, salienta Marco Cremasco. Segundo a estudante do nono período Liliani Ferreira, a palestra agrega conhecimento e esclarece dúvidas sobre a profissão. “Por ser um palestrante que escreve livros que a gente utiliza durante toda a graduação, além da gente conhecer uma pessoa que entende bastante do assunto, vamos poder tirar dúvidas e debater sobre a nossa futura profissão.”

foto

Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica - Na tarde de sexta-feira foi realizada a palestra “Calibração de Motores Flex”. A atividade, coordenada pelo engenheiro mecânico André Segnini, contou com a participação de 80 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. A dinâmica prevista dentro da semana acadêmica de ambos os cursos ocorreu de maneira integrada e possibilitou aos participantes adquirir noções de entendimento técnico das tecnologias envolvidas na calibração de motores.

“Nós quisemos trazer para eles uma ideia de como é a Engenharia Automotiva no dia a dia, como ela ocorre, quais os procedimentos. Demonstrar que não é impossível trabalhar em uma montadora ou qualquer segmento deste ramo, é uma coisa que está próximo de qualquer engenheiro, basta gostar e ir atrás”, relata André Segnini. O estudante do quinto período de Engenharia Mecânica Guilherme Bottin comenta que a área de motores é uma de suas preferências dentro do curso. “Eu realmente gosto desse assunto, pretendo me especializar em motores depois que me formar, então a palestra me ajuda a ter uma noção de como funciona, e contribui para o meu aprimoramento.”