Minha Uno
Menu Busca

Estudantes ligados ao VIM realizam ação voltada a saúde da população

Saúde

O sábado será de atenção à saúde e bem-estar dos moradores de três cidades da região Oeste. Estudantes e professores da Unochapecó, de onze cursos ligados a área da saúde e ambiental, realizam uma ação de conscientização e prevenção em Chapecó, Xaxim e Xanxerê. As atividades começam as 8h da manhã e seguem até o meio-dia.

Desenvolvido através do projeto Vivência Interdisciplinar e Multiprofissional (VIM), cerca de 300 pessoas entre docentes e acadêmicos, vão levar até as comunidades orientações sobre os cuidados com o mosquito Aedes aegypti, qual a diferença entre as doenças transmitidas pelo mosquito (Dengue, Febre Chikungunya e Zica vírus) e dicas de prevenção. Atividades recreativas, relacionadas ao tema, também serão realizadas com as crianças e jovens.

Em Chapecó a ação será realizada em nove bairros da cidade. São eles: Maria Goretti, Efapi, Cristo Rei, Bela Vista, Universitário, São Pedro, Santo Antonio, Quedas do Palmital e Presidente Médice. Já em Xanxerê, a atividade vai atender quatro bairros, Matinhos, Colatto, Esportes e Vila Sésamo. 

No município de Xaxim, a atividade desenvolvida será diferente. O foco dos estudantes será a conscientização quanto a destinação correta do lixo. A ação acontece centro da cidade a partir das 9h. 

Divididos em grupos, os estudantes acompanhados por profissionais da área da saúde dos municípios, vão passar pelos bairros, conversar com os moradores, orientar e esclarecer dúvidas. Material informativo e educativo também será distribuído para todos.O ponto de partida dos grupos, são as unidades de saúde de cada bairro contemplado na ação. A atividade conta com apoio da Prefeitura de Chapecó e da JCI. 

Projeto Vivência

O VIM surge a partir de discussões e socializações dos professores da Área de Ciências da Saúde da Unochapecó no intuito de promover oportunidade de análise, compreensão e vivência na rede de serviços de atenção básica disponíveis à comunidade da região oeste de Santa Catarina. A partir disso, os acadêmicos realizam sua vivência nos espaços do SUS, com foco na rede básica de assistência à saúde e instituições afins de seu território de abrangência. De acordo com professora do curso de Nutrição, Nádia Kunkel Szinwelski, coordenadora do projeto, a vivência dos acadêmicos na realidade do SUS permite o desenvolvimento de novos olhares. "Eles passam a ter focos de diferentes perspectivas, levando-os a perceber as muitas contradições e as complexas relações entre gestores, trabalhadores, prestadores de serviço, usuários e o controle social. A atividade busca também, envolver os profissionais das Secretarias de Saúde e professores da Unochapecó na formação de estudantes, através do conhecimento prático", reforça a professora. 

O projeto em 2016 é divido em seis momentos: quatro tutorias, vivência e intervenção. Esta proposta visa implementar exercícios de vivência articulados a partir de componentes curriculares específicos, na qual acadêmicos dos cursos envolvidos deverão observar a estrutura e o funcionamento do Sistema Único de Saúde nos municípios de Chapecó, Xanxerê e Xaxim, totalizando 33 locais de vivência.

COMPARTILHE
TAGS
Saúde
Dengue

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image