Professoras da Uno participam de Simpósio em Florianópolis

Educação

Entre os dias 16 e 18 de novembro, as professoras da Área de Ciências da Saúde (ACS) da Unochapecó, Maria Elisabeth Kleba, Josiane S. A. Altemar e Cássia C. Braghini, ​participaram do I Simpósio Internacional ​de Promoção da Saúde: Diálogos com os determinantes sociais. A egressa do Mestrado em Ciências da Saúde da Universidade, Vanise Dal Piva,​ participou do evento, que ocorreu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. A organização foi do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Enfermagem e Promoção da Saúde (NEPEPS), da Universidade.

O Simpósio contou com a presença das professoras Suzanne Jackson, da Universidade de Toronto - Canadá, e Márcia Westphal, da Universidade de São Paulo. As duas possuem relevante papel na organização das Conferências Internacionais de Promoção da Saúde organizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A partir do convite feito à professora Kleba para participar da mesa redonda “Reforço à ação comunitária: uma leitura a partir da perspectiva da ecologia de saberes”, surgiu a oportunidade de apresentar trabalhos da Unochapecó no evento.

De autoria das professoras Cássia e Josiane, foram apresentados os trabalhos, “Visita domiciliar no sistema único de saúde: experiências do curso de Fisioterapia”, “Atuação da Fisioterapia na saúde dos trabalhadores do SUS” e “Educação em saúde e fisioterapia: Desenvolvimento de habilidades pessoais na sala de espera do sistema único de saúde”. A egressa Vanise, também apresentou o trabalho “O ensino da promoção da saúde na reorientação dos serviços de farmácia”. De acordo com Cássia estas apresentações possibilitaram “a oportunidade de compartilhar experiências com outros professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área da saúde de vários estados do Brasil”.

Ainda segundo a professora, a promoção da saúde é uma das dimensões do trabalho em saúde, ao lado da prevenção de doenças e riscos, da cura e da reabilitação. “Desta forma, não é apenas responsabilidade do poder público, mas tem sido valorizada também pelos serviços privados, apoiar pessoas e grupos sociais a adotarem hábitos de vida saudável e cuidar de seu meio ambiente”, destaca. Ela afirma, também, que “a Universidade tem uma grande responsabilidade. Pois forma gestores e profissionais (ensino), promove eventos educativos incluindo usuários (extensão) e realiza estudos, base da produção de conhecimentos e inovações (pesquisa)”.

Ufsc
simpósio