Minha Uno
Menu Busca

Projeto Revirado participa de jantar beneficente

Educação

Na noite da última sexta-feira (08/07), o curso de Gastronomia da Unochapecó apresentou o Projeto Revirado na primeira edição do Winter Fest, evento promovido pela Sociedade Amigos de Chapecó (SAC) em parceria com a RICTV Record. A iniciativa teve como objetivo arrecadar fundos para a a ala de oncopediatria do Hospital da Criança Augusta Muller Bohner, de Chapecó.

O evento, que aconteceu no Clube Recreativo Chapecoense, contou também com apresentações culturais e uma ilha de sopas. De acordo com a coordenadora do Núcleo da SAC Formigas do Bem, Denise Winter, que foi responsável por organizar o evento, a ideia da parceria com o curso de Gastronomia aconteceu através do interesse de apresentar os pratos tradicionais da região. “O Revirado é um projeto que resgata a cultura e a tradição regional. O principal objetivo é mostrar para Chapecó a grandeza que é ter um prato pensado nas etnias, de acordo com a pluralidade cultural do município”, afirma.

Cerca de 60 mulheres são voluntárias do Formigas do Bem, que tem o objetivo de transformar o Hospital da Criança em um espaço de referência no Oeste Catarinense. Na ocasião, os pratos do Projeto Revirado foram executados pela segunda vez, com o cardápio de espelho de feijão, polenta cremosa, ragu suíno e crispe de couve.

Para a coordenadora do curso de Gastronomia, professora Marta Nichelle do Amaral, o convite para participar do Winter Fest foi uma forma de reconhecimento. “O Projeto foi crescendo e criou dimensões que nós não esperávamos. Nós não paramos para pensar no que comemos, e o Revirado sugere um resgate histórico das nossas tradições culinárias”, comenta Marta.

O Projeto Revirado é composto por pratos que abrangem as quatro principais etnias que compõem o Oeste: alemã, italiana, cabocla e polonesa. Ainda de acordo com Marta, a tarefa de unir tantos sabores distintos foi muito desafiadora. “Cada ingrediente que utilizamos em um significado. Estudamos para criar pratos que são saborosos, mas trazem consigo um contexto histórico”, complementa.

Para continuar valorizando a gastronomia local, além de estabelecer um contato mais próximo com a comunidade o Projeto Revirado está organizando oficinas temáticas com pratos da região. O objetivo é ensinar a população chapecoense que é possível produzir uma releitura dos pratos tradicionais, acrescentando o requinte e a sofisticação da gastronomia. "Estamos estudando e criando pratos para cada etnia e queremos que isso chegue até as pessoas. Queremos valorizar os pratos do cotidiano", afirma Marta.

COMPARTILHE
TAGS
Winter fest
Revirado
Gastronomia
Curso

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image