Estudantes de Gastronomia realizam estágio em Hotel referência da área

Profissão

“Uma experiência totalmente diferente do que estávamos acostumados”, assim o estudante do curso de Gastronomia da Unochapecó, Renan Kroll define o estágio que realizou no Hotel Saint Andrews, em Gramado, no Rio Grande do Sul. No período entre janeiro e fevereiro deste ano, Renan e a colega Victória Alf aprenderam mais sobre a profissão no hotel, que é considerado um dos mais luxuosos do país. O estágio curricular obrigatório faz parte da disciplina de Estudos e Práticas em Gastronomia.

unoO hotel se diferencia, principalmente, por seu atendimento personalizado para cada cliente, que vai desde a estadia até as refeições. Renan destaca que também tiveram que se adaptar às características do estabelecimento e observar todas as tarefas, como a preparação do café da manhã e o chá da tarde para os hospedes. “Montávamos os sanduíches e doces, preparávamos os chás (colhidos todos os dias da horta orgânica do hotel), os sucos naturais, e diversos pré-preparos, tanto de almoços como jantares”. Os estudantes puderam participar, também, de algumas programações especiais, como jantares românticos, noite de pizza gourmet e noite de fondue.

uno

Em uma realidade totalmente diferente da que estavam acostumados, os estudantes cumpriram normas da rotina da cozinha do restaurante, com horários para cumprir e um comensal para agradar. “A vivência de perto em um restaurante deste porte, nos trouxe um experiência diferente, pois as aulas práticas do curso de Gastronomia, nos dão apenas uma noção básica de empatados e rotinas dentro de uma cozinha”, sublinha Renan. O estudante conta, também, que nem esperava conseguir o estágio, mas que conhecer como funciona o restaurante de um hotel sofisticado, agrega conhecimentos e técnicas para sua carreira.

De acordo com a coordenadora do Curso de Gastronomia da Unochapecó, professora Simone Cervini, as atividades práticas nos locais de estágio são importantes tanto como aprendizado prático quanto como preparatório para o mercado de trabalho. “Todos os espaços que permitem a troca de conhecimento como nossos estudantes são importante, porém quando o local é renomado e tem todo um contexto historio e mercadológico, o estudante só tem a ganhar com isso”.

A professora acentua que apesar de todo conhecimento adquirido na universidade, o conhecer a realidade prática da profissão é fundamental. “Neste período, também, é o momento do estudante definir a área de atuação que pretende seguir, exercitar seu autoconhecimento, trabalhar em equipe e experimentar os desafios da profissão que escolheu”. Mas não é somente o estudante que é valorizado com esta experiência, segundo Simone, o curso ganha visibilidade quando expande sua possibilidade de locais de estágio.

Novas experiências
Gastronomia