Semana Acadêmica aborda diversas vertentes da gastronomia

Texto: Willian Alves*

Sabores, aromas, criação, elaboração e o jeito de cozinhar compuseram o ambiente que marcou a Semana Acadêmica do curso de Gastronomia da Unochapecó. O evento, que teve como tema a “Gastronomia e suas vertentes”, ocorreu entre os dias 22 e 25 de novembro e contou com a participação de estudantes, professores e profissionais da área.

A coordenadora do curso, professora Simone Cervini, explica que as atividades foram pensadas de maneira que os participantes pudessem diversificar seus conhecimentos e aprimorar conceitos. “Isso é muito importante, pois assim os estudantes podem fixar e conhecer novos conteúdos, além de aplicá-los”, complementa.

41542115

Para dar início à programação do evento, no dia 22 de novembro foi realizada uma oficina com o tema “Comida contemporânea de boteco”, também acompanhada de uma Harmonização de cervejas. Já no dia 23, aconteceu a palestra sobre um tema bastante popular no momento: “Cozinha de natureza”.

No dia 24, os participantes deixaram as panelas de lado para aprender um pouco mais sobre fotografia, através da oficina “Food Stylist: fotografia de alimentos”, ministrada pelo fotografo e publicitário Winston Gambatto. Segundo o profissional, é muito importante que os estudantes tenham contato com essa segmento, uma vez que existem inúmeras produções fotográficas de alimentos.

15441

“Por isso, ter esse contato com a fotografia de alimentos é essencial, já que a produção dos alimentos é muito diferente do que o cheff de cozinha faz. A gente, por exemplo, usa maquiagem nos alimentos porque a imagem, nesse caso, é mais importante que o sabor”.

Para finalizar a Semana, no dia 25 ocorreu a já tradicional “Feijogastro”, aberta para toda comunidade acadêmica. Os participantes contribuíram com 1kg de alimento não perecível, que será doado para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Chapecó (Apae). Ou seja, além de degustar uma feijoada feita pelos próprios estudantes do curso, o público também contribuiu para uma boa causa.

Confira um pouco mais sobre como foi a Semana Acadêmica no vídeo produzido pela Starpix Studios.

*Estagiário, sob orientação de Greici Audibert.

Semana academica
Gastronomia