Alunos de Design criam interfaces digitais para empresas da Inctech

Inovação

Texto Andressa Pomagerski*

Parceria é desafio. São pessoas que se unem para transformar uma boa ideia em uma ação ainda melhor. Pensando nisso, o curso de Design e a Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech) criaram um projeto que busca uma relação mais próxima com o mercado de trabalho para ambas as partes. A atividade se baseia na necessidade do desenvolvimento de interfaces digitais para empresas incubadas na Inctech, além do desempenho de atividades práticas, com clientes reais, para aprimorar os conhecimentos dos alunos. Ou seja, a partir da proposta, os acadêmicos trabalham toda a parte visual dos sistemas digitais das empresas, através do design de sites e aplicativos das startups.

O projeto envolve os estudantes do quinto período, na disciplina de Projetos de Interfaces Digitais, ministrada pelo professor Alexsandro Stumpf. Segundo ele, a iniciativa supre a necessidade de desenvolver e testar o design de uma interface digital. “Temos a oportunidade e o desafio de construir telas que tenham uma boa usabilidade, que sejam agradáveis, de fácil navegação e agrade o cliente e também o consumidor final”,  explica.

De acordo com a coordenadora da Inctech, professora Franciele Pastre, as empresas incubadas possuem diferentes demandas nessa área e encontraram nos cursos da Unochapecó uma importante alternativa para atender essas necessidades. “Assim surge nossa parceria, alunos com demandas de cases reais, necessidades atuais e nossos empreendimentos incubados com demandas para sua solidificação no mundo dos negócios", acrescenta.

A estudante do quinto período do curso de Design, Caroline Guindani, explica que essa é uma oportunidade única para a turma. “Temos a possibilidade de desenvolver um projeto supervisionado, com contato direto com o cliente, além de ser uma grande chance de criar um portfólio antes mesmo de estar formado.”

A primeira etapa consistiu em um briefing com as startups

Design de Interfaces

O projeto envolve cinco empreendimentos. Para atender as empresas, os alunos foram divididos em cinco grupos. Cada um será responsável por desenvolver uma interface digital para seu respectivo cliente. A primeira etapa aconteceu na quarta-feira (29/03) e foi um momento de contato com as empresas, para os alunos conhecerem quais são as necessidades. Uma espécie de briefing com as startups.

Para Cassio Ferrazzo e Rudinei Gerhart, da empresa Meu Plano, o projeto é uma excelente iniciativa que possibilita a aplicação do conhecimento recebido em sala de aula em demandas reais. Eles avaliam positivamente a experiência, afinal, ao mesmo tempo que os alunos contribuem para o desenvolvimento da empresa, também potencializam a formação profissional.

A segunda fase consiste na criação e avaliação de um mapa mental, onde os proprietários das empresas verificam a construção das ideias e podem fazer os ajustes necessários para o desenvolvimento da interface. Esse momento está marcado para esta quarta-feira (12/04). A terceira etapa é a produção de protótipos de papel para verificar se a construção das telas realmente funciona. A quarta fase consiste no teste do produto desenvolvido já no formato digital e a última é a apresentação do design da interface.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert

Projetos de interfaces digitais