Aplicativo de mobilidade para cegos é a ideia vencedora desta edição

Texto Jessica De Marco*

Três dias para colocar as ideias no papel e estruturá-las. Depois de muito planejamento e dedicação, no dia 2 de dezembro as equipes vencedoras do projeto Desbravador receberam premiação. Ao todo, foram 40 horas de aprendizado prático para criar startups de sucesso, onde os participantes formaram equipes e compartilharam seus projetos inovadores de negócio. O primeiro lugar ficou com a equipe 'Me Leva', um aplicativo de mobilidade para cegos em espaços internos, que proporciona maior segurança e inclusão com autonomia.

O segundo e terceiro colocados também foram premiados. O projeto vice-campeão foi o intitulado 'Aluguei', um aplicativo para alugar coisas ociosas que as pessoas possuem em casa. Já a terceira colocação ficou para o projeto 'Menu', que pensou na criação de um aplicativo para conectar pessoas que queiram compartilhar refeições.

A equipe campeã é formada pelos estudantes Anderson Franz, Dieli Bevilaqua, Edimar Roque Martello Júnior, Joana Anguleri, Leani Lauermann Koch. A proposta consiste em desenvolver um aplicativo que funcione através de geo localização e áudio descritivo. "Acreditamos que o maior objetivo é possibilitar a inclusão autônoma e segura em espaços privados (casas, shoppings, universidades, pontos turísticos) para cegos e pessoas com baixa visão, além de outros consumidores potenciais", explica Leani.

Para eles, a experiência foi incrível. Afinal, o projeto Desbravador possibilita integrar diferentes áreas do conhecimento demonstrando que, ao reunir habilidades distintas, é possível estruturar um negócio. "Tive a oportunidade de participar com minhas habilidades num projeto que integra diferentes conhecimentos, no qual todos são necessários para o êxito. Vivenciamos um ambiente de integração, onde as incertezas eram constantes, porém com determinação tivemos êxito", acrescenta a estudante.

Sobre o que esperar daqui para frente, a estudante afirma que o objetivo é dar continuidade ao projeto. "Temos mais incertezas do que certezas, mas esse é o mundo do empreender, do inovar num ambiente de startups".

A coordenadora do curso de Administração, professora Cleunice Zanella, explica que a condução dos trabalhos contou com o auxílio de mentores, que ajudaram os estudantes no desenvolvimento das ideias. "Foram 20 profissionais, voluntários, que vieram fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação".

Premiação

A equipe campeã levou como prêmio 25% no valor da rematrícula para 2018, 25 horas de mentoria na Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech) e vagas para o curso de extensão em Empreendedorismo e Inovação. Como segundo lugar, o prêmio para a equipe foi de 20 horas de mentoria na Inctech e vagas para o mesmo curso de extensão. Em terceiro, a premiação foi de 12 horas de mentoria na Incubadora e vagas para o curso em Empreendedorismo e Inovação.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

fgfdgd