Minha Uno
Menu Busca

Chapecó@ lança projeto para tornar região referência em inovação no agronegócio

Inovação

Texto Jessica De Marco*

 

A região Oeste tem o agronegócio como grande propulsor de seu desenvolvimento. Não é à toa, por exemplo, que a cidade de Chapecó é considerada a Capital do Agronegócio. Para fortalecer ainda mais este segmento, o município dá um importante passo ao lançar o Hub Agro, uma iniciativa que busca promover inovação e tecnologia para esta área. O projeto foi apresentado durante a Feira Mercoagro e é desenvolvido pelo Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, com a colaboração de diversas empresas e entidades.

"A nossa principal ideia é criar uma rede de colaboração voltada ao fortalecimento do ecossistema. Queremos juntar pessoas, empresas, entidades e universidades para buscarmos juntos, por meio da tecnologia e da colaboração, novas soluções pro agronegócio da região", comenta o assessor do Chapecó@, professor Ricardo Fantinelli.

O Hub Agro prevê uma série de ações, como palestras, eventos, workshops, visitas e uma grande troca de experiências, criando assim, uma rede de cooperação 'glocal'. Segundo o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unochapecó, professor Rodrigo Barichello, a criação do Hub é um marco para o desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo da região. "Um hub de inovação reúne elementos que se sobrepõem: infraestrutura física e de serviços; educação; atividades de pesquisa e desenvolvimento; programas e políticas de fortalecimento de clusters; espaços colaborativos para testes e living labs; incubadoras de empresas; startups; pequenas e médias empresas; e grandes âncoras empresariais", explica.

erwEduardo Sganzerla, gestor de projetos do Sebrae, lembra que o ecossistema de inovação está em expansão em todo território catarinense, inclusive no Oeste. "Considero o Hub Agro uma ferramenta propulsora para colocar problemas e soluções frente a frente, integrando instituições, entidades, empresas e pessoas que podem somar e contribuir com suas expertises. O Hub se apresenta no momento certo para conectar e preparar pessoas com interesses mútuos a fim de antecipar cenários e fortalecer o desenvolvimento socioeconômico".

Para isso, nada melhor do que unir esforços e experiências para ganhar em agilidade e qualidade de resultados, acredita a especialista em engenharia industrial, Luciana Amaral. "Precisamos aprender através do conhecimento de cada um e da sinergia do todo, de forma que consigamos vencer os novos desafios do agronegócio em nossa região".

 

Empreendedorismo e inovação

Neomar Sandrin é empreendedor na área do agronegócio. Ele é um dos proprietários da startup AgroSimulador, incubada na Inctech Unochapecó. Trata-se de um software de gestão agrícola e pecuária que tem como diferencial trabalhar com simulação computacional para previsão de lucratividade de atividades agrícolas e de preços futuros. Ou seja, a proposta é o empoderamento dos produtores rurais familiares através do fornecimento de informações que geram inteligência na condução de seus negócios.

Participar do Hub Agro, para ele, é uma forma de aumentar seu networking com informações e parcerias, além de acesso a tecnologias e clientes. "Acho extremamente necessário, vem em um momento bastante importante para um setor que contribui com 23% do PIB brasileiro. A relevância da criação do Hub é no sentido de gerar mais integração da comunidade, aproximação dos atores do agronegócio, inteligência e sustentabilidade", comenta.

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, acredita que o Hub será o meio ideal para agregar todas as pessoas envolvidas com o tema, principalmente as startups e empresas que podem fazer uma transformação nos processos e produtos existentes. "O agronegócio é uma área do conhecimento muito forte na região. A gente acredita, no entanto, que ainda temos como contribuir na área da tecnologia e no avanço da inovação. Por isso o Hub visa unir as pessoas em um local único, para pensar e organizar ações assim como está acontecendo na área da saúde", finaliza.

 

 

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Tecnologia
Oeste
Inovacao
Hub agro
Chapeco
Agronegocio

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image