Empresa digital vende produtos saudáveis e que ajudam o meio ambiente

Inovação

Texto Jessica De Marco*

Os produtos orgânicos não são maioria nas prateleiras dos mercados e nem sempre é fácil encontrá-los. No entanto, o consumo desses alimentos no Brasil é crescente e faz deles uma grande oportunidade de negócio. Observando essa necessidade e pensando na saúde das pessoas e do planeta, surgiu há pouco mais de um ano a Ecosalute. A empresa, que comercializa produtos orgânicos de forma on-line para todo o Brasil, agora é uma das novas marcas da Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech). O objetivo é impulsionar o empreendimento e disseminar cada vez mais um estilo de vida prático e saudável.

Edilza Frison, Monica Taís Zarembski e Réges Chimello são os sócios da empresa. Além de agrônomos, eles têm em comum o desejo de proporcionar alimentos mais saudáveis para a comunidade. Outro objetivo é contribuir com os produtores rurais da região, já que muitos dos itens disponíveis no site são produzidos nas localidades próximas à Chapecó. "Sempre trabalhamos nessa linha e sentimos a falta desses produtos aqui. Nos maiores mercados de Chapecó, por exemplo, notamos pouca diversidade de itens orgânicos. Por isso resolvemos comercializá-los e de uma forma muito cômoda, através da internet", explica Edilza.

sfndhssfAs vendas pelas plataformas digitais crescem cada vez mais. Segundo um estudo recente realizado pelo Google, o comércio on-line no Brasil vai dobrar até 2021. Produtos como roupas, calçados, itens de beleza e alimentos devem crescer acima da média do e-commerce. "Percebemos que a busca por mercadorias pela internet é muito grande, por isso optamos por esse meio", acrescenta a sócia.

Todos os produtos disponíveis no site da empresa possuem a certificação de orgânicos devidamente credenciada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Na página o cliente pode encontrar diversos itens, como cereais, sementes, açúcares, chás, geleias, farinhas, vinhos e sucos. Os consumidores recebem as compras em casa, em qualquer lugar do país. Já os produtos in natura, como é o caso das hortaliças e frutas, estão disponíveis somente para os moradores de Chapecó.

Lançamento na Universidade

Professores, estudantes e visitantes da Unochapecó puderam conhecer um pouco mais sobre a empresa na última semana. Para isso, um stand com os produtos disponíveis no site foi montado no bloco G da Instituição. "Estamos consumindo muitos produtos industrializados e que estão deixando as pessoas facilmente doentes. Queremos ofertar alimentos mais saudáveis e contribuir com o meio ambiente. A Ecosalute tem como proposta fazer esse papel social e não exclusivamente econômico", acrescenta Edilza.

erewrewewrCom a inserção na Incubadora da Unochapecó, o objetivo dos sócios é potencializar o negócio e melhorar a gestão da marca. A Incubadora auxilia no desenvolvimento de planos de negócios e oferece diversas capacitações e consultorias, que visam o crescimento do empreendimento. "Ainda não estamos conseguindo alavancar o processo da forma como gostaríamos. Sentimos dificuldade na parte de divulgação e gestão do site, auxílio que a Inctech pode nos oferecer".

Equilíbrio do ecossistema

A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção. As técnicas usadas no processo respeitam o meio ambiente e preservam a qualidade do alimento. Além disso, a agricultura orgânica busca criar ecossistemas mais equilibrados, preservar a biodiversidade e as atividades biológicas do solo.

Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Produtos organicos