Projeto Desbravador: três dias imersos no mundo das startups

Inovação

Texto Jessica De Marco*

Muito se fala em empreender e inovar. De fato, são processos fundamentais para quem busca novas oportunidades e um diferencial no mercado de trabalho. Criatividade e boas ideias, porém, é o que não pode faltar na mente de quem procura ser um empreendedor, mas é preciso organizar esses pensamentos para colocá-los em prática. Dividir essa missão com outras mentes brilhantes pode tornar esse processo mais fácil. Durante três dias, estudantes da Unochapecó estarão imersos neste mundo de descobertas, através do projeto Desbravador. Serão 40 horas de aprendizado prático para criar startups de sucesso, onde os participantes formam equipes e compartilham suas ideias. As atividades iniciaram ontem (30/11) e seguem nesta sexta e sábado.

Já no primeiro dia de evento, o clima de entusiasmo tomou conta dos participantes. Era visível em seus olhos e gestos a inquietação, o desejo de criar algo novo. Esse processo ainda não começou, mas já deu para sentir um pouquinho de como serão os próximos dois dias. Além de conhecerem mais sobre startups e de realizarem atividades para integração, o momento inicial foi para apresentação das ideias, votação e formação das equipes.

uioiuo

Para alcançar o resultado desejado, entretanto, é fundamental reunir habilidades diferentes para dividir conhecimentos. Por isso, o evento conta com estudantes das áreas de negócio, tecnologia e design. "Somente em uma área não conseguimos ter boas ideias e bons negócios, portanto, o objetivo principal é reunir profissionais e empreendedores diversos", comenta a coordenadora do curso de Administração, professora Cleunice Zanella.

A Universidade, além de um espaço para formação, abre caminhos para que o aluno se torne um empreendedor. É isso que a Unochapecó vem buscando incentivar, e é também o objetivo principal do curso de Administração, que está à frente do projeto Desbravador. "O aluno tendo uma ideia de negócio, ele tem o caminho da Inctech, por exemplo, que dá todo o suporte para que ele monte o seu empreendimento", exemplifica o professor Rodrigo Barichello, coordenador adjunto do curso de Administração.

A Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech) é apoiadora do projeto Desbravador. Para a coordenadora, professora Franciele Pastre, a finalidade principal da Inctech é promover o empreendedorismo e incentivá-lo em todas as áreas do conhecimento. "Fomentar a criação de novos negócios a partir de toda a construção de conhecimento que está sendo feito dentro da academia", acrescenta.

Colocar as ideias em prática

Joana Angolere, estudante do sexto período de Ciências Contábeis, afirma que o curso provoca a busca por novas experiências. Esse incentivo a fez participar, recentemente, da Maratona da Inovação, que rendeu à estudante o terceiro lugar na competição. Agora, ela é uma das participantes do projeto Desbravador. Mais um desafio que trará muito conhecimento e novas oportunidades. "Essa solução de problemas que a gente traz para a sala de aula, muitas vezes percebemos que é viável para ser aplicada", afirma.

htrhtr

As iniciativas da Unochapecó, que fomentam o espírito empreendedor, até mesmo as disciplinas do curso, são fatores motivantes para a acadêmica. "Elas nos incentivam a explorar o nosso lado empreendedor".

Próximos dias

Durante a sexta-feira (01/12) e o sábado (02/12), as equipes precisam encontrar um modelo de negócio e criar um produto ou serviço utilizando metodologias de negócios. Durante a realização das atividades haverá mentores para auxiliar em dúvidas. Na noite de sábado, os times apresentam suas startups e recebem o feedbacks dos jurados. Os melhores projetos serão premiados.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Startup